Realizada na última semana, auditório “Novênio Pavan”, a VI Conferência Municipal da Assistência Social reuniu cerca de 120 pessoas, representantes de entidades e da comunidade de Américo Brasiliense. Na abertura, Neusa Dótoli reforçou a importância da Conferência, afirmando que a administração tem trabalhado no enfrentamento da questão social e é fundamental a busca de uma cidade mais solidária. “Estamos vencendo muitos desafios e avançando na consolidação dos direitos sociais e este evento avalia nossos projetos e mostra o caminho a ser percorrido”, afirmou a prefeita.
O presidente Augusto Santana Rios, em nome dos vereadores presentes Danil Zunareli Prada, Terezinha Viveiros de Souza, Francisco Neves Junior e José Dias Torres destacou o trabalho desenvolvido em Américo Brasiliense. Falaram ainda, Valdir Marques (presidente da Fundação Reviver) representando todas as Entidades Assistenciais; a diretora da DRADS, Neide Miney Gonçalves da Costa; o representante do Poder Judiciário, Marcos Antonio Zilioli; Valquiria Maria do Amaral, 1ª secretária do Conselho Municipal de Assistência Social; e Martina Ortiz Florenciano (Diretora da Saúde), representando todos os diretores municipais presentes.
Debates
Após os pronunciamentos, a diretora de Promoção Social e Gestora Municipal, Izilda Del Vecchio, assumiu a coordenação da mesa, auxiliada pela Valquiria Maria do Amaral e fez uma exposição sobre os programas sociais desenvolvidos em Américo Brasiliense.
Convidada para ministrar palestra com o tema: COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES PARA ASSEGURAR PROTEÇÃO SOCIAL PELO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, Fátima Ap. da Silva de Mello, graduada em Serviço Social pela Unaerp, destacou a importância da conferência que discutiu os avanços e dificuldades dos últimos dois anos.
Grupos temáticos, compostos por representantes do poder público e sociedade civil, elaboraram o documento de propostas a ser encaminhado à convenção macro-regional.
Denílson Lopes e a vereadora Terezinha Viveiros foram escolhidos delegados que representarão Américo Brasiliense na conferência Macro-Regional, agendada para o final deste mês em Ribeirão Preto.
Encerramento
A diretora Izilda Del Vecchio agradeceu aos participantes que analisaram as políticas sociais desenvolvidas no município e propuseram novos direcionamentos. “Com isso haverá melhoria nos serviços prestados à população e o município dará uma boa contribuição, através das teses aprovadas na conferência, para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social”, destacou Izilda.