Conferência de Participação Popular tem encontro produtivo no Centro de Referência da Mulher

Essa foi a quinta e última reunião antes da Plenária Final, que acontece nesta segunda-feira (24)

O Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, no Centro, sediou na noite desta quarta-feira (19), a Conferência de Participação Popular do Centro, que foi o último de cinco encontros com o propósito de reunir propostas para a Plenária Final, marcada para a próxima segunda-feira (24), na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro).

Além dos encontros presenciais, as propostas também foram feitas via internet, também até esta quarta. Na Plenária Final, não será possível encaminhar propostas e serão votadas as propostas que vão permanecer ou não.

A coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Mauricio Rigolin, elogiou as propostas apresentadas na reunião. “O público da Região Central trouxe um debate qualificado, principalmente sobre as plenárias temáticas e questões  orçamentárias. Fechamos o ciclo de propostas com uma grande noite”, destacou.
Também participaram do encontro os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Filipa Brunelli (PT); o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima; a coordenadora de Políticas Étnicos Raciais, Alessandra Laurindo, a coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah; a coordenadora executiva de proteção social, Rita de Cássia Ferreira; o coordenador de esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes; e o presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), Arthur Gimenes.
Encontros anteriores

O primeiro encontro aconteceu no dia 28 de maio no CER “José Pizani”, no Yolanda Ópice, enquanto a segunda reunião foi realizada no dia 4 de junho na Emef “Profª Altamira Amorim Mantese”, no Selmi Dei. O terceiro encontro foi realizado na última terça-feira (11) no CER “Rosa Ribeiro Stringhetti”, no Jardim América. A quarta reunião aconteceu nesta terça-feira (17), às 19h, no CER “Eduardo Borges Coelho”, no Jardim Morumbi.

Realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio do Conselho Municipal do Orçamento Participativo e da Coordenadoria de Participação Popular, que integram a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, a II Conferência Municipal de Participação Popular foi aberta no dia 25 de maio no Distrito Araraquara (antigo Cear) e tem o tema “Participar é viver em cidadania”. A abertura, que reuniu aproximadamente 800 pessoas, teve a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Participação popular

Vale destacar que a participação popular é um dos pilares do governo Edinho, que tem no Orçamento Participativo (OP) seu maior exemplo. O OP foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021, mas voltou a ser realizado em 2022. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP desde 2017 chega a R$ 177 milhões.  

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras de reforma e ampliação do CER do Selmi Dei I  

“Prefeitura nos Bairros”: confira o total atualizado de serviços realizados na edição 2024

Execução do plano de recapeamento que vai atender 40 bairros segue no Melhado

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

CATEGORIAS