Conferência da Juventude será realizada neste sábado (16)

0
390

Plenária no CEAR encerra programação que contou com palestras, lives e debates

O Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) sediará neste sábado (16), às 14 horas, a Plenária Final da Conferência da Juventude, que é realizada e apoiada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. O evento encerra a programação que contou com palestras, lives, debates, rodas de conversas e batalha de MC´s.
A plenária deste sábado tem participações confirmadas do prefeito Edinho, de Amanda Vizoná (secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular), Anderson Murfy (coordenador executivo de Participação Popular), Renato Ribeiro (coordenador executivo de Direitos Humanos) e Steyce Chaves (assessora especial de Políticas para Juventude). A mesa de abertura será transmitida ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.
O evento também conclui uma série de pré-conferências realizadas no mês de setembro, que abordou detalhes dos eixos que serão concluídos na conferência. A primeira pré-conferência foi realizada no dia 21, no Centro de Referência da Mulher, onde foram analisados os eixos: Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; Direito à diversidade e à igualdade; Direito à comunicação e à liberdade de expressão. A segunda pré-conferência, no dia 23, explorou as propostas: Direito à educação, saúde e cultura. A terceira, realizada no dia 23, teve como temas propostos: Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito ao território e à mobilidade; e Direito à segurança pública e ao acesso à justiça. A quarta e última pré-conferência, no dia 29 na Casa dos Conselhos, levantou o tema: Direito ao desporto e ao lazer; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; e Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.
Além das pré-conferências, a programação contou com cinco lives que abordaram temas referentes aos eixos da Conferência da Juventude. Os temas abordados foram “Cultura” (com Maria Marighella e Vitta Pereira), “Participação social e política, multiculturalidade e igualdade” (com Thainara Faria e Beatriz Caminha), “Saúde” (com Rafaela Modé), “Educação, qualificação e trabalho e renda” (Leocádia e Camila Capacle) e “Esporte e lazer” (com Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio). Os vídeos estão disponíveis na página da Prefeitura no Facebook.
Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.