Comissão discutirá dedução para doações a crianças

Manoel Brito do Nascimento (*)

A Comissão de Seguridade Social e Família realizará audiência pública para discutir proposta de dedução integral de Imposto de Renda (IR) para instituições que fizerem doações a fundos de assistência à criança. A proposta consta do Projeto de Lei 1300/99, da deputada Angela Guadagnin (PT-SP), que está em análise na comissão.

O autor do requerimento, deputado Roberto Gouveia (PT-SP), argumenta que “é necessário analisar as conseqüências da aprovação da medida, inclusive a possibilidade de perda de arrecadação por parte do governo federal”.

Deduções

O projeto, já aprovado pelo Senado, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a permitir que as doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente – nacional, estaduais ou municipais – possam ser integralmente deduzidas do IR.

O projeto prevê dois limites para a dedução: 1% do IR devido, apurado pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado; e 6%, quando apurado por pessoas físicas na declaração de ajuste anual.

Com essa mudança, pretende-se estimular as doações, pois, na sistemática atual, as deduções são permitidas apenas para o ano-calendário correspondente ao exercício financeiro da declaração. (Fonte: Agência Câmara)

(*) www.manoelbrito@contabilista-sp.com.br

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em virada impressionante, Sesi Araraquara é bicampeão da LBF

O que é TOC e como identificar seus sintomas?

Câmara aprova área para instalação de empresa e outros projetos

Projeto de novos abrigos de ônibus selecionado em concurso começa a ser implantado

Reunião marca apresentação do projeto da nova sede do Bem-estar Animal

CATEGORIAS