A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano dará início, neste sábado (4), à construção de 192 casas em regime de mutirão no Jardim São Rafael II (bairro próximo ao Jardim Indaiá, zona norte da cidade).
O projeto, administrado pela prefeitura, atende 66 famílias, com renda salarial de até 3 salários mínimos. Kleyferson Porto de Araújo, coordenador de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, relata que, ” esse é o primeiro projeto de ajuda mútua para a construção de casas em Araraquara e, também, o primeiro que atende famílias com até 3 salários mínimos.”
A prefeitura administra a obra e disponibiliza os recursos para a construção das unidades, como a doação dos terrenos e a infra-estrutura (água, esgotos, rede elétrica e iluminação). O financiamento dos materiais para a construção é feito pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), com prazo de 25 anos.
Na semana passada, as famílias integrantes do projeto assistiram a filmes relacionados ao mutirão. Durante todo o processo de construção das casas, haverá treinamento e oferta de cursos profissionalizantes para os construtores, ” como cursos de pedreiro, encanador ou pintor, oferecidos pelos fornecedores da obra.”
O projeto de construção de casas em regime de mutirão, ” além de proporcionar a inclusão social, visa, também, formar mão-de-obra especializada, promovendo geração de emprego e renda.”