COMCEDIR elegerá novos representantes em 1º de setembro

0
469

Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo realizará assembleia pública online

No dia 1º de setembro, quarta-feira, às 18 horas, será realizada uma assembleia pública online para a eleição de nove representantes titulares do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR), orgão da Prefeitura Municipal de Araraquara vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria Executiva de Participação Popular e Casa dos Conselhos Municipais.
Fábio Mahal, presidente do COMCEDIR, explica a importância do órgão. “O COMCEDIR é formado por pessoas da sociedade civil e do poder público que tem por finalidade a elaboração e acompanhamento da implementação de políticas públicas no que tange às demandas da população negra de Araraquara. O conselho qual órgão consultivo e deliberativo visa garantir que a igualdade de oportunidades seja efetivamente construída pelo poder público e demais setores da sociedade em geral”, destaca.
Ele também valoriza a importância da sociedade nas decisões do órgão. “Em um momento em que o racismo tem sido tão debatido em virtude do reconhecimento das inúmeras barbáries que foram e são cometidas contra manifestação cultural e religiosa, crianças, jovens, comunidade LGBTQIA+ e mulheres negras, é de fundamental importância a participação da sociedade nesse conselho de vital papel na promoção da igualdade racial e combate ao racismo e à discriminação de todas as formas, sobretudo a religiosa, que tem se mostrado tão latente nos últimos tempos”, analisa.
Adriel Henrique da Silva Barbosa, gestor da Casa dos Conselhos Municipais, fala sobre a reformulação do Conselho Municipal da Igualdade Racial. “O objetivo é recompor o conselho que venceu neste mês. Os eleitos da sociedade civil vão integrar o conselho, que discute a política pública pelos próximos dois anos, que é o tempo de mandato. Eles serão eleitos com a missão de criar a Conferência Municipal de Política para Igualdade Racial, que acabou de ser convocada pelo governo federal”, comenta.
Por conta das restrições em função da pandemia da Covid-19, as inscrições deverão ser realizadas previamente através do email [email protected] até o dia 1º de setembro de 2021, às 16 horas, contendo o assunto “Inscrição COMCEDIR” acompanhado de nome completo, RG ou número de cadastro da entidade, número de telefone para envio do link de acesso para a assembleia, cadeira que deseja se candidatar e carta de intenções para compor o conselho. Já aqueles que queiram participar na condição apenas de eleitor ou observador do processo devem enviar inscrição para o mesmo email, contendo o assunto “COMCEDIR”, nome completo e número de telefone para envio do link de acesso para a assembleia.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.