Combate à dengue atua em sete bairros nesta quarta (13)

0
393
Prefeitura realiza vistorias no Jardim América, Valle Verde, Vila do Servidor e Selmi Dey III, enquanto a nebulização passará pela Vila Ferroviária e o fumacê pelo Jardim das Estações e Tabapuã
 
Nesta quarta-feira (13), os agentes de controle de endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa no Jardim América, Valle Verde, Vila do Servidor e Selmi Dey III. Outros serviços que serão realizados nesta quarta são a nebulização, que passará pela Vila Ferroviária, e o fumacê, que será aplicado pela manhã no Jardim das Estações e à noite no Jardim Tabapuã.

As ações fazem parte da atuação da Prefeitura no sentido de intensificar os serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.

Vale destacar que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão. O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

Arrastão em quatro bairros

No último sábado (9), os agentes de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, os agentes comunitários de saúde e os atiradores do Tiro de Guerra de Araraquara realizaram um arrastão contra a dengue nos bairros do Jardim Indaiá, Jardim São Rafael, Jardim dos Oitis e Jardim Boa Vista, de onde foram retirados mais de 12 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais. Como o trabalho não foi concluído no sábado, as equipes retornaram àquela região nesta segunda-feira (11) e o material recolhido nos dois dias soma aproximadamente 14 toneladas recolhidas nessa operação.

Esse foi o segundo arrastão realizado neste mês de abril. O anterior ocorreu no dia 2, sábado, e passou pelos bairros Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza, de onde foram retirados mais de 10 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais daquela região.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Números da epidemia

Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 2.836 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 688 casos em fevereiro e 1.863 em março. Neste ano, seis óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.