Inscrições para palestras já estão abertas no site da Escola de Governo da Prefeitura; programação inclui rodas de conversa, ações de prevenção e Saúde na Praça
Com apoio da Prefeitura de Araraquara e Escola de Governo, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) realiza, nos próximos dias 24, 26 e 27 de junho, a II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas.
A abertura oficial da atividade será realizada no dia 24, às 9 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na Rua Carlos Gomes 1729, Centro. A programação seguirá com palestras, rodas de conversa, atendimento e orientação, apresentação de capoeira, além do programa Saúde na Praça, que será realizado no último dia, no Parque Infantil. (confira a programação completa abaixo)
As atividades são abertas e gratuitas, tendo como público-alvo jovens cidadãos, acolhidos das instituições e egressos de medidas socioeducativas, profissionais de saúde básica, especializada e emergencial; profissionais da assistência social básica e especializada; estudantes de medicina; público LGBTQIA+; segurança pública; população em situação de rua; população negra; população feminina, entre outros.
José Guilherme Cagnin, presidente do Comad Araraquara, defende a discussão sobre políticas de drogas como uma questão ampla, complexa e que demanda a participação de todos os agentes da sociedade. Por isso, segundo ele, a II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas traz uma vasta programação que abrange discussões e ações de prevenção, tratamento e cuidado, reinserção social e redução de danos junto aos usuários, profissionais, estudantes e a população em geral.
“Entendemos que só assim, de modo interdisciplinar e intersetorial, o debate sobre as políticas públicas sobre drogas poderá culminar num processo que efetivamente resulte em benefícios concretos para todos. Nesse sentido, o trabalho deve ser conjunto”, enfatiza ele.
Celina Garrido, coordenadora executiva da Escola de Governo, também destacou a importância do apoio à realização do evento.
“Além de atuar para a qualificação da prestação do serviço público, a Escola de Governo vem apoiando atividades relevantes ao desenvolvimento social de Araraquara, pensando na qualidade de vida das pessoas e cumprindo seu papel social”, afirmou Celina.
As atividades vão contar com certificados. Os interessados em participar das palestras que serão realizadas no dia da abertura e da palestra do dia 26 devem realizar inscrição no link https://forms.gle/GJgKJe17vE6mEfUJA
Confira a programação completa
II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas
Programação:
Dia 24/06
Local: Auditório da Biblioteca – Endereço: Rua Carlos Gomes 1729, Centro.
8h30 – Credencial e café
9h – Cerimônia de abertura: Prefeito,Secretário Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular; Presidente do COMAD; Presidente da Câmara; Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
9h30 – Palestra: Consumo de drogas: a busca pelo prazer, o risco da dependência e a certeza do estigma social
Palestrante: Marcelo T. Marin, professor da FCF-Unesp e pesquisador sobre dependência.
Mediador: José Guilherme Cagnin
10h – Palestra: Práticas de cuidado no CAPS-AD: como buscar ajuda para o uso problemático de álcool e outras drogas
Palestrante: Stella G. T. Dias, Terapeuta Ocupacional e gestora do CAPS-AD Araraquara
Mediador: José Guilherme Cagnin
20h – Territórios da Prevenção: Virtudes e Valores como fatores de Proteção
Local: Amor Exigente (Ameara) – Av João Martins Nogueira 120, Jd. Brasília Palestrante: Geórgea Fernanda Nardy (Licenciada em Pedagogia e Artes Visuais. Membro da Equipe Geral de Prevenção da FEAE e do Amor Exigentinho. Voluntária do Amor Exigente de Sumaré/SP)
Dia 26/06
12h – Aula aberta – Dependência química e recorte de gênero: o efeito das drogas no corpo feminino (Curso – Conhecendo para agir: informações para melhor enfrentar as consequências adversas das drogas sobre as mulheres). Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Marin (Coordenador do Grupo de Pesquisa PEnsAD/Unesp)
Mediadora: Grasiela Lima (coordenadora de políticas públicas para mulheres)
15h – Roda de conversa: Caminhos para Prevenção (Evento para alunos do EJA)
Local: Núcleo de Educação de Jovens e Adultos “Irmã Edith” (NEJA)
Palestrantes: Euzânia Andrade (Artista plástica, arte educadora e voluntária do Amor Exigente de Araraquara/SP); Milhem Bruscki (Terapeuta cognitivo comportamental)
19h – Palestra: A Comunidade Terapêutica, a reinserção social e os mecanismos de exclusão
Local: Auditório da Biblioteca Municipal – Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro
Palestrantes: Maiquel Gorin [Psicólogo especialista em Dependência Química e Saúde Mental (Universidade Federal do Rio Grande/FURG). Membro da FEBRACT. Secretário-executivo do COMAD/Campinas. Coordenador técnico da Comunidade Terapêutica masculina do Instituto Padre Haroldo]. Kellem Lopes da Rosa (Psicóloga especializada em Dependência Química e Saúde Mental. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua no Instituto Padre Haroldo). Mediação: José Guilherme Cagnin
Dia 27/06
Local: Parque Infantil
Das 8h às 12h – Atendimento e Orientação: álcool e outras drogas
– Amor Exigente;
– CAPS AD;
– Comunidades terapêuticas Morada do Sol e AAVida
– Grupo do tabaco
– Consultório na Rua
– Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil (PAFE)
– CRM
– Centro Afro
– Centro da Juventude
– Centro LGBTQIAP+
9h30 – Apresentação de capoeira
10h: Saúde na Praça: Aula de Ritmos
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA





