Com Nezinho, Araraquara tem novo time adulto de basquete masculino

0
405
AZ Basquete Araraquara já treina no Ginásio da Pista Foto: Fundesport
AZ Basquete Araraquara é comandado pelo técnico Fábio Appolinário e disputará competição de acesso ao NBB
Araraquara passa a contar com um novo time adulto masculino de basquete. Com o nome de AZ Basquete Araraquara, a equipe está sendo implantada pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. A grande atração do time é a presença do armador Nezinho, que chega com uma grande bagagem composta por títulos de destaque e passagens pela Seleção Brasileira.
Nascido em Araraquara e hoje com 40 anos de idade, Welington Reginaldo dos Santos, o Nezinho, vem de uma família que respira o basquetebol. É sobrinho de Roseli Gustavo, que coleciona conquistas com a Seleção Brasileira, entre elas o Mundial de 1994 e a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. A tia também motivou as outras sobrinhas, as irmãs Karen e Silvia, ambas com passagens pela Seleção.
Entre as façanhas de Nezinho estão conquistas nacionais e a histórica medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2007 pela Seleção. Em 2021, o araraquarense defendeu o BRB/Brasília e atingiu o número de 5 mil pontos marcados no Novo Basquete Brasil (NBB), marca que até hoje só foi atingida por nove atletas.
Com passagens por equipes como Coc/Ribeirão Preto, Lobos Brasília, Limeira, Franca, Vasco da Gama, Universo/Brasília e Brasília Basquete, o jogador se mostra empolgado com a volta para casa. “Saí de Araraquara com 14 anos de idade para realizar meu sonho de ser jogador de basquetebol e nunca tive a oportunidade de defender as cores da minha cidade. Voltar hoje, com 40 anos, é uma alegria imensa. Em minha carreira, sempre estive distante da minha família e hoje me sinto abençoado e agradecido porque terei a oportunidade de ver meu pai, irmão e sobrinhos torcendo por mim na arquibancada. Isso me deixa muito animado para fazer o meu melhor nos treinos e nos jogos”, explica.
Ele aproveitou para agradecer o apoio da Prefeitura de Araraquara e ao patrocinador do time. “O Edinho é o idealizador de todo o projeto e só tenho a agradecê-lo por todo o empenho que ele tem demonstrado para colocar esse projeto em prática. Ele é o grande responsável por esse retorno do basquete à cidade. Um agradecimento também a Chaim Zaher, por acreditar no projeto e ser o nosso primeiro parceiro e também peça determinante para a concretização do basquete na cidade”, acrescenta.
O projeto
O próprio Nezinho participa dos detalhes da implantação do projeto e da montagem do elenco. O técnico do time é Fábio Appolinário, que no final de 2021 conquistou o título do Campeonato Paulista de Basquete Feminino à frente do Sesi Araraquara. Também compõe a comissão técnica o ex-pivô Luís Fernando de Souza, que defendeu o extinto time da Uniara no início dos anos 2000. “Eu, o Fábio e o Luís sentamos e analisamos os nomes antes de buscarmos para compor o nosso grupo. Hoje contamos com 12 atletas no elenco e planejamos fechar o grupo com 13 jogadores até a próxima terça-feira”, observa Nezinho.
O time treina desde o dia 3 de dezembro, com a parte física realizada na academia de musculação do Gigantão e os treinos com bola no Ginásio da Pista, já que a quadra do Gigantão passa por reformas. Além de Nezinho, o elenco conta no momento com os armadores Nestor e Thierry, os alas Lucas Vezaro, Gustavo Scaglia, Jaiminho e Jackson, e os pivôs Guilherme Estevão, Rafael Stabile, Nicolas Oliveira, Felipe Esteves e Pajé.
Se recuperando
Nezinho, no entanto, está impossibilitado de treinar nos próximos dias, já que foi positivado para Covid-19 e cumpre quarentena em sua residência. Ele se encontra assintomático e estará liberado na próxima terça-feira (11) para retomar as atividades.
Primeira competição
O primeiro desafio do AZ Basquete Araraquara será o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que é uma divisão de acesso para o NBB, competição que reúne as maiores potências da modalidade no Brasil. O campeonato terá início no dia 17 de fevereiro e, por conta do aumento de casos de Covid-19, será disputado no sistema de “bolha”, ou seja, com os jogos em sede única. O primeiro e o segundo turno serão disputados em Santa Catarina, com uma parte dos jogos em Brusque e outra em Blumenau. “Se classificarmos, teremos a oportunidade de trazer uma bolha para Araraquara e assim poderemos jogarmos em casa. Essa é a nossa meta no momento”, revela Nezinho.
Roseli comemora
Roseli Gustavo comemorou o retorno do sobrinho à cidade. “Mais uma equipe que se forma em Araraquara, uma equipe adulta de basquete. Estou feliz por ter o Nezinho de volta, assim como os araraquarenses que são amantes do basquete, do esporte. O Nezinho tem muitos fãs, não só no basquete, mas de outros esportes também, e não tiveram a oportunidade de ver o Nezinho atuando pela nossa cidade. Ele saiu daqui muito novo e essa volta dele é muito importante, um espelho para as crianças. Os araraquarenses terão a oportunidade de vê-lo atuando com a camisa de Araraquara. Sempre vimos ele como adversário e agora ele jogará aqui. Estou muito feliz, agradeço esse incentivo do Edinho. É muito importante essa parceria do poder público com o setor privado e esse patrocínio vai auxiliar muito o projeto. O apoio das empresas é muito importante, ainda mais nesse momento”, explicou.
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.