COLUNA GEPOL

0
61

SEGURANÇA

A cidade tem vivido momentos de muita insegurança entre assaltos em residências, furtos de fios de estabelecimentos comerciais, furtos de veículos etc. Perguntamos à Prefeitura: (1) O monitoramento por câmeras em Araraquara, como.anda? (2) O que temos mostra-se eficiente/suficiente? (3) Há planos/projetos de melhoria de segurança?

RESPOSTA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

O programa “Câmera Cidadã” foi lançado em abril de 2019 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação do Assuntos de Segurança Pública, estabelecendo um sistema de inteligência que apoia e fortalece a segurança pública em Araraquara. O programa tem apresentado excelentes resultados, contribuindo, inclusive, com à elucidação de crimes e também na prevenção de ocorrências de delitos.
Trata-se de uma rede colaborativa feita com participação direta da população, hoje composta por mais de 300 câmeras. O propósito é ampliar o sistema de monitoramento e vigilância da cidade. Elas se somam às câmeras residenciais, do comércio e às públicas já instaladas pela Prefeitura, chegando a aproximadamente 1.000 câmeras.
Com uma média de 12 casos por mês, o programa compartilha suas imagens captadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal e com as Polícias Civil e Militar. A iniciativa atua na identificação de veículos usados em crimes como latrocínio, roubos em estabelecimentos comerciais, furtos em estabelecimentos comerciais, roubos em residências, além da identificação de autoria de furto de veículo, identificação de veículo e autores de estelionato, tráfico de entorpecente, identificação de veículo usado para furtar na área central e identificações de autoria de acidente de trânsito com evasão do local.
A ideia é ampliar cada vez mais o número de adesões ao programa, o que consequentemente ampliará o monitoramento e ajudará no sistema de inteligência do município. (…)
Todas as informações podem ser conferidas no site www.araraquara.sp.gov.br/cameracidada.

Infelizmente, em que pese a manifestação oficial, a segurança da cidade não melhorou. Pelo contrário.

CICLOVIA

Américo Brasiliense dando show de modernidade. Inaugurou ciclovia com iluminação para segurança da população e, com isso, incentiva o uso de transporte limpo (para o meio ambiente) e saudável. Por sua vez, Araraquara tem ciclovias? Mostra preocupação com estímulo desse importante meio de transporte? Vejam que ciclovias e ciclofaixas vieram para ficar em todo o mundo. Capital de São Paulo que o diga.

INTERNAUTA

Manifestação enfática na rede social do JA:
“Tudo bem, o aumento de preços foi geral.
Mas se tivéssemos a cidade limpa com árvores podadas eu não questionaria.
A taxa de lixo também vinculada ao consumo de água não consigo entender. Posso gastar muita água e gerar apenas um saco de lixo!
Por que tenho que pagar pela poda das árvores em frente de casa?
Outra coisa me parece que nome do imposto predial e territorial urbano deveria ter outro destino. O nome diz!”

IOF

Por decreto de 17 de setembro último, Presidente Bolsonaro aumentou o IOF sobre operações de crédito. O aumento já está valendo e segue até final de dezembro. Se você usa cheque especial, não paga valor total de fatura do cartão de crédito ou faz empréstimo pessoal, a conta vai ficar mais salgada. Parece que estamos encurralados por aumentos de tributos.

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o permitir.

Deixe uma resposta