Coleta seletiva será retomada no Assentamento Bela Vista 

0
208

Serviço havia sido solicitado por estudantes da Escola do Campo ‘Professor Hermínio Pagotto’ em Sessão do Parlamento Jovem 

Educação política e ambiental foi um dos resultados do Parlamento Jovem (PJ) 2022. Duas alunas da Escola do Campo “Professor Hermínio Pagotto”, participantes do projeto da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, redigiram uma Indicação solicitando a instalação de ponto de coleta seletiva na Agrovila do assentamento Bela Vista do Chibarro, onde vivem cerca de 259 famílias. Na sexta-feira (19), o presidente da EL, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), esteve na escola, juntamente com o vereador padrinho das estudantes, João Clemente (PSDB), e representantes do Executivo para viabilizar a proposta.

Representando o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), autarquia responsável pela coleta de resíduos sólidos no município, a diretora de Resíduos Sólidos, Simone Oliveira, reconheceu a relevância da iniciativa das estudantes: “Precisamos desse esforço coletivo para colocar em prática essas ideias que são pensadas para a melhoria da realidade”.

A integrante do Conselho Administrativo da Cooperativa Acácia, Marta Joaquim, reforçou que a coleta seletiva na região era realizada antes da pandemia, e será retomada, inicialmente a cada 15 dias, podendo ser mais frequente conforme demanda.

Além disso, a diretora e a coordenadora da escola, Fernanda Cristina Paulino e Alessandra Cristina de Oliveira, destacaram a importância de um trabalho para educação ambiental, a fim de incentivar os alunos e moradores a realizarem a separação dos materiais recicláveis. Para garantir que essas informações sejam fornecidas, Marta afirmou que a cooperativa realizará palestras e panfletagem sobre o tema na Agrovila.

A aluna Pietra Gonçalves Duarte, autora da Indicação, agradeceu o empenho dos envolvidos para o atendimento da solicitação. Clemente ressaltou que “esse resultado demonstra como educação, democracia e participação popular juntas podem fazer a diferença para transformar a sociedade”.

Bianco lembrou que essa é uma nova forma de organizar as devolutivas das proposituras oriundas do Parlamento Jovem. “A partir desse ano, enviaremos as solicitações ao Executivo e buscaremos meios de concretizar as demandas. Assim, como está acontecendo hoje na Escola do Campo, onde a coletiva seletiva será retomada por iniciativa de estudantes participantes do PJ”, concluiu o parlamentar.

Também participaram da agenda a assistente técnica da EL Ana Paula Kuwana e o coordenador do Daae Charles Mendonça, bem como outros funcionários da escola e representantes da Acácia.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.