N/A

Coleta Seletiva

A coleta seletiva em Araraquara será ampliada a partir desta segunda-feira (6) em decorrência da reunião organizada pelo Comitê Gestor do projeto após balanço dos dois últimos meses da atividade. A ampliação atingirá parte dos bairros Santana e São Geraldo. Atualmente, a coleta atua na região do Carmo, que representa um quinto da cidade tendo obtido sucesso com a contratação de mais coletores e adesão da comunidade.

Gelson Dantas, da Coordenadoria de Meio Ambiente, informa que o novo trecho será da avenida Barroso até a 36, entre as ruas Carlos Gomes e Libaneses, ou seja, parte do Santana e São Geraldo. A coleta desse setor será feita na terça-feira. O trecho do Carmo, feito anteriormente na terça-feira, será antecipado para segunda. A mudança produzirá cerca de 25% de material coletado.

Como se sabe, a cidade produz em média 350 toneladas de lixo por dia. A coleta seletiva reduz as despesas com manutenção do aterro sanitário e prolonga sua vida útil, um grande ganho ambiental.

O projeto foi retomado em novembro, com a integração dos trabalhadores da Acácia com os do Ecoponto e com a aquisição de um caminhão equipado com coletor e compactador, para a coleta seletiva. O veículo foi adquirido por meio de convênio firmado pela Prefeitura e o Fundo Estadual de Combate à Poluição (Fecap), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Novas vagas

Camila Capacle, da Coordenadoria Executiva de Economia Social e Solidária, oferece um dado positivo: aumento de 7 catadores na coleta seletiva, perfazendo um total de 52 catadores na associação.

Além do aumento de material reciclável houve também melhoria no material que está indo para a Usina de lixo. Recicláveis como latinhas, PET e tampinhas tiveram um aumento significativo e são materiais com um bom preço de venda, disse. De acordo com ela, o crescimento da Acácia atribuído à coleta seletiva deve também levar em conta a melhoria do funcionamento da Usina de Lixo sob gestão do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos). Conforme informações da Gerência dos Sistemas de Resíduos Sólidos da autarquia, em janeiro chegou do setor Carmo à ETR (Estação de Resíduos Sólidos) quase 13 toneladas de material reciclado, uma média de 400 quilos por dia. Somados com o material triado na usina, proveniente de todo o resíduo da cidade, a Acácia conseguiu quase 110 toneladas de materiais recicláveis. Destes materiais, a Acácia vendeu 65 toneladas.

Ponto fixo

O Daae começa a buscar novos pontos fixos de coleta seletiva, ou seja, instituições e empresas que possam fazer a separação e doar o material para coleta. Os interessados podem entrar em contato com Camila pelo telefone 3332-3680.

Roteiro da coleta Segunda-feira: Rua dos Libaneses e Carlos Gomes e avenida Sebastião Lacerda Correa até o final do bairro São José, entre as ruas dos Libaneses e Carlos Gomes/ avenida Sebastião Lacerda Correa até a avenida Sete de Setembro, entre as ruas dos Libaneses e Carlos Gomes.

Terça-feira: Avenida Barroso até a avenida 36 entre as ruas Carlos Gomes e Libaneses.

Quarta-feira: Avenida Sete de Setembro até avenida Barroso da rua Carlos Gomes até dos Libaneses.

Quinta-feira: Rua dos Libaneses até Washington Luiz entre avenidas Barroso e Presidente Vargas.

Sexta-feira: Rua dos Libaneses até Washington Luiz entre avenidas Presidente Vargas e Coronel José Xavier Mendonça (Córrego do Ouro).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oficina de Toques e Pontos de Umbanda abre programação do Encontro de Tambores neste sábado (16)

Câmara participa de lançamento de projeto de judô na escola do Maria Luiza

Sábado (16) tem “Olubajé” no Encontro de Tambores

Feira Axé das Artes reúne empreendedores com produtos relacionados às culturas de matriz africana

Morada de Luz está com inscrições abertas para novas Oficinas Culturais

CATEGORIAS