Coleta Seletiva

A coleta seletiva em Araraquara será ampliada a partir desta segunda-feira (6) em decorrência da reunião organizada pelo Comitê Gestor do projeto após balanço dos dois últimos meses da atividade. A ampliação atingirá parte dos bairros Santana e São Geraldo. Atualmente, a coleta atua na região do Carmo, que representa um quinto da cidade tendo obtido sucesso com a contratação de mais coletores e adesão da comunidade.

Gelson Dantas, da Coordenadoria de Meio Ambiente, informa que o novo trecho será da avenida Barroso até a 36, entre as ruas Carlos Gomes e Libaneses, ou seja, parte do Santana e São Geraldo. A coleta desse setor será feita na terça-feira. O trecho do Carmo, feito anteriormente na terça-feira, será antecipado para segunda. A mudança produzirá cerca de 25% de material coletado.

Como se sabe, a cidade produz em média 350 toneladas de lixo por dia. A coleta seletiva reduz as despesas com manutenção do aterro sanitário e prolonga sua vida útil, um grande ganho ambiental.

O projeto foi retomado em novembro, com a integração dos trabalhadores da Acácia com os do Ecoponto e com a aquisição de um caminhão equipado com coletor e compactador, para a coleta seletiva. O veículo foi adquirido por meio de convênio firmado pela Prefeitura e o Fundo Estadual de Combate à Poluição (Fecap), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Novas vagas

Camila Capacle, da Coordenadoria Executiva de Economia Social e Solidária, oferece um dado positivo: aumento de 7 catadores na coleta seletiva, perfazendo um total de 52 catadores na associação.

Além do aumento de material reciclável houve também melhoria no material que está indo para a Usina de lixo. Recicláveis como latinhas, PET e tampinhas tiveram um aumento significativo e são materiais com um bom preço de venda, disse. De acordo com ela, o crescimento da Acácia atribuído à coleta seletiva deve também levar em conta a melhoria do funcionamento da Usina de Lixo sob gestão do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos). Conforme informações da Gerência dos Sistemas de Resíduos Sólidos da autarquia, em janeiro chegou do setor Carmo à ETR (Estação de Resíduos Sólidos) quase 13 toneladas de material reciclado, uma média de 400 quilos por dia. Somados com o material triado na usina, proveniente de todo o resíduo da cidade, a Acácia conseguiu quase 110 toneladas de materiais recicláveis. Destes materiais, a Acácia vendeu 65 toneladas.

Ponto fixo

O Daae começa a buscar novos pontos fixos de coleta seletiva, ou seja, instituições e empresas que possam fazer a separação e doar o material para coleta. Os interessados podem entrar em contato com Camila pelo telefone 3332-3680.

Roteiro da coleta Segunda-feira: Rua dos Libaneses e Carlos Gomes e avenida Sebastião Lacerda Correa até o final do bairro São José, entre as ruas dos Libaneses e Carlos Gomes/ avenida Sebastião Lacerda Correa até a avenida Sete de Setembro, entre as ruas dos Libaneses e Carlos Gomes.

Terça-feira: Avenida Barroso até a avenida 36 entre as ruas Carlos Gomes e Libaneses.

Quarta-feira: Avenida Sete de Setembro até avenida Barroso da rua Carlos Gomes até dos Libaneses.

Quinta-feira: Rua dos Libaneses até Washington Luiz entre avenidas Barroso e Presidente Vargas.

Sexta-feira: Rua dos Libaneses até Washington Luiz entre avenidas Presidente Vargas e Coronel José Xavier Mendonça (Córrego do Ouro).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 de Julho – Dia Internacional da Amizade: ter amigos aumenta expectativa de vida

Novos livros estão disponíveis na Biblioteca Mário de Andrade

Feiras de artesãos e empreendedores movimentam o final de semana (20 e 21 de julho)

O setor de serviços na Reforma Tributária

Rota de Colisão

CATEGORIAS