Clínica de Fisioterapia da Uniara completa vinte anos

0
444

Foco está na atenção à saúde do município e região

No domingo, dia 19 de junho, a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara completou vinte anos de sua inauguração oficial, com foco na atenção à saúde do município e região. O espaço está localizado na avenida Dom Pedro II, 614, no Centro.

“A Clínica foi implantada em 6 março de 2001, em razão do início do estágio supervisionado da primeira turma do curso de Fisioterapia e, desde então, a população da cidade de Araraquara e região vem sendo atendida, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde. Após a inauguração, atendia as áreas de estágio supervisionado em Traumatologia-Ortopedia e Desportiva, Reumatologia e Dermato-Funcional, Preventiva, Ginecologia-Obstetrícia e Geriatria e Gerontologia”, recorda-se o coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano.

Ele, que no início era o responsável pelo espaço, acrescenta que, desde a sua implantação, a Clínica também oferece atendimentos na área de Fisioterapia em Oncologia, “com uma importante ênfase na prevenção e tratamento das intercorrências dermatológicas, circulatórias e funcionais decorrentes do tratamento do câncer de mama”. “No início de 2002, o casarão onde a Clínica está instalada, construído em 1910 e de arquitetura neocolonial, passou por uma ampla reforma estrutural, na qual o piso inferior foi totalmente reestruturado. Toda a reforma teve como objetivo tornar o ambiente adequado para a prática terapêutica e, após a finalização das obras, a área útil, que era de aproximadamente 600 m², passou a ser de 831,49 m²”, destaca.

As áreas de estágio supervisionado em fisioterapia neurológica adulto e infantil, e fisioterapia cardiorrespiratória ambulatorial, que até então eram realizadas na Associação de Atendimento Educacional Especializado – AAEE e na unidade III da Uniara, respectivamente, foram alocadas no piso inferior da Clínica. “A sala de estudos permaneceu no mesmo local. Assim, a partir de 2002, todo o estágio supervisionado passou a ser centralizado lá”, relata Grazziano.

Ao longo dos anos, foram firmadas diversas parcerias, como com o Hospital da Mulher “Naly Lauand Thomé” – Maternidade Gota de Leite; com a Secretaria Municipal de Saúde e o curso, resultando na implantação do Serviço de Uroginecologia do município; com a equipe profissional de basquete masculino da Uniara; com a equipe feminina de futebol da Ferroviária, e com o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar para auxílio no suporte fisioterapêutico, com a inédita abordagem da atuação fisioterapêutica respiratória no incremento do desempenho esportivo em atletas de alto rendimento.

“Considerando os expressivos resultados da parceria entre o Centro Universitário de Araraquara, na época, e a Ferroviária/Fundesport, na equipe feminina, no início de 2015 a parceria de estágio extracurricular se transformou em projeto de extensão universitária, devidamente regulamentado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da Uniara. E, ao longo dos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de coronavírus – Covid-19, a Clínica foi local de atendimento ambulatorial de pacientes que apresentaram sequelas da infecção do vírus Sars-Cov2”, destaca Grazziano.

A secretária de Saúde do município, Eliana Aparecida Mori Honain, celebra as duas décadas da inauguração. “É com grande alegria que neste ano comemoramos os vinte anos de funcionamento da Clínica. Na época do seu início de seu funcionamento, eu estava como secretária de Saúde e, hoje, estou novamente no cargo. A Clínica vem desenvolvendo um trabalho muito produtivo durante todos esses anos para a população de Araraquara, contribuindo com o SUS. Também foi essencial na recuperação dos pacientes com Covid-19. Ficam um abraço e a gratidão da população de Araraquara à Clínica”, declara.

O professor do curso de Fisioterapia da Uniara, Luis Gustavo Pozzi, faz parte da equipe de supervisores da Clínica desde 2006. “Mesmo tendo experiência, começar uma nova etapa sempre é desafiador. No entanto, o ambiente acolhedor fez desse processo de adaptação não um desafio, mas sim uma satisfação. Agradeço por poder contribuir com a saúde da comunidade, orientar os alunos estagiários e conviver com os professores e colaboradores durante esses anos”, diz.

A chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde – CBS da universidade, Celi Vasquez Crepaldi, reforça as celebrações. “Com muita honra e orgulho, comemoramos os vinte anos de fundação da Clínica. Completamos vinte anos de serviços relevantes à população de Araraquara e região. Além disso, é importantíssimo para os nossos alunos o estágio feito na Clínica, de modo a formar um profissional competente, humano e com muita ética. A Clínica tem um papel relevante nos serviços de saúde da cidade, tendo contrato com o SUS, de maneira que os pacientes podem ser encaminhados ao local, em suas diversas áreas: traumato-ortopedia, fisioterapia respiratória, fisioterapia ginecológica e, mais recentemente, a parte de oncologia”, detalha.

Crepaldi ressalta ainda que a Clínica tem sido muito elogiada pelos pacientes que passam por lá. “Nós, do Departamento, queremos parabenizar o coordenador do curso, o professor Carlos, e o da Clínica, Luiz Gustavo Pozzi. Parabéns a todos, e que continuemos a prestar esses serviços a toda a população de Araraquara”, deseja ela.

Graziano menciona que a Clínica “continuará a ser figura central do curso e ponto de convergência de alunos, professores, funcionários, ex-alunos e pacientes, como local de aprendizado prático com a realização do estágio supervisionado profissionalizante, de assistência e extensão à comunidade pelo SUS, referência para a produção de conhecimento com a realização dos trabalhos de conclusão de curso, e de vivência da rotina clínica”.

Entre os anos de 2001 e 2021, a Clínica fez 324.455 atendimentos. “Ao longo desta história, muitos verbos foram conjugados na relação construída entre estagiário, paciente e supervisor: dedicar, empenhar, perseverar, superar, valorizar, aprender, compreender, conviver e respeitar, entre outros. Atualmente, o local está passando por um processo de implantação do sistema digital de registro das consultas, atendimentos e evoluções diárias, buscando se atualizar permanentemente e também se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, finaliza Grazziano.

Outros detalhes sobre a Clínica de Fisioterapia da Uniara estão disponíveis no link https://bit.ly/3ng0aod. Informações sobre os atendimentos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7235. Quem deseja conhecer mais sobre o curso de Fisioterapia da universidade pode acessar o endereço www.uniara.com.br ou telefonar para o número 0800 55 65 88.

(Assessoria de Imprensa – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.