Texto: Leonardo Ribeiro
Caro editor, novamente venho fazer uso deste espaço democrático e imparcial para expressar algumas opiniões e fatos do cenário político de Américo Brasiliense.
Há algumas semanas foi veiculado aqui na "Cidade Doçura", que lideranças políticas amerilienses não iriam esperar a vontade e decisão da ex-prefeita Cleide Berti em participar ou não das eleições de ano. E esses mesmos políticos já articulavam novos nomes para a disputa.
Pelo visto, esta "pressão" pra cima da ex-prefeita não teve efeito, pois tudo continua da mesma forma, e todos estão esperando o aval de Cleide Berti.
Devido a esta situação, grande parcela de moradores de Américo Brasiliense acredita que Berti vai ser candidata a prefeita. Agora, no entanto, surge outra duvida: quem será o vice da Cleide?
Os nomes mais lembrados:
– Divaldo Camargo – (ex vice-prefeito)
Ponto Positivo: Tem experiência, pois foi vice da própria Cleide por dois mandatos, tem apoio de algumas famílias tradicionais da cidade.
Ponto Negativo: Ele esta afastado da política há vários anos e alguns eleitores acreditam que o executivo precisa de uma renovação.
– Cidão da Fonteri – (Atual presidente da Câmara de Vereadores)
Ponto Positivo: É um bom articulador político, sabe fazer o marketing do seu nome, tem estreito contato com alguns deputados.
Ponto Negativo: Não tem experiência administrativa. Teve desgaste em sua imagem, pois muitos munícipes não estão gostando da atuação dos vereadores.
– Dirceu Pano – (Vice-presidente da Câmara de Vereadores)
Ponto Positivo: É muito querido por parte da comunidade Católica, alguns parlamentares já declaram apoio a ele caso seja candidato ao Executivo.
Ponto Negativo: Ele se desentendeu com um Padre da maior Paróquia da cidade, perdendo assim o apoio de muitos fieis. Dirceu é filiado ao PSDB que tem como presidente Octávio Dotolli, adversário político de Cleide Berti.
– Terezinha Viveiros – (ex-vereadora e atual Presidente do PTB)
Ponto Positivo: Ela tem o apoio de grande parte dos Lideres e Pastores Evangélicos por desenvolver trabalhos sociais. Ela cultiva contato com varias famílias carentes, também tem o apoio de alguns ex-vereadores.
Ponto Negativo: Não tem experiência administrativa. Por ser do mesmo partido da Cleide, talvez perca o apoio de outros partidos que podem não aceitar uma "Chapa puro sangue".
– Amilton Brizolari – (Empresário)
Ponto Positivo: Tem grande acesso ao corpo empresarial da cidade, também é respeitado por ser um empresário bem-sucedido.
Ponto Negativo: Não é popular, é filiado ao PSDB que, como dito, tem como presidente Octávio Dotolli que é adversário político de Cleide Berti.
Como vemos, o jogo político já começou e tem uma população ansiosa esperando o
desfecho dos acontecimentos. Cleide Berti tem que analisar com calma para não errar novamente.
Espero que, no final, os grandes vencedores sejam todos os cidadãos da querida Américo Brasiliense. (Leo-ribeiro2011@hotmail.com)
Tempo de saudade: posse na prefeitura em 1.969 com pessoas que estão no coração do povo ameriliense pela folha de serviços prestados à comunidade.
Nas imagens, testemunhadas pelo repórter da Rádio Cultura: Salvador Carmem Romania, Antonio Barbieri, Antonio Pavan e Benedito Nicolau de Marino. Esses, além de outros que a história não tem sido generosa em lembrar do feito administrativo, batalharam pela autonomia plena de Américo que se desligou de Araraquara. Nos últimos anos, Galli e Nigro exerceram a vereança em Araraquara representando o então distrito.