Sobre o procedimento judicial, envolvendo procuradores da prefeitura de Américo Brasiliense, embora procurada, a prefeita Cleide Berti preferiu se silenciar. "Não é o melhor procedimento para um representante da comunidade, essa atitude espelha falta de transparência e pode significar pouco caso com as coisas públicas. A população pode registrar como falta de interesse em governar e buscar solução para problemas administrativos, mesmo com cofres raspados", diz analista creditado pelo J.A.
Vanguarda
O vereador Luzimar Alves dos Santos, mais conhecido por Baianinho, enviou notícia à redação do J.A. sobre a "Justiça bloqueia bens de todos os procuradores da Prefeitura de Américo Brasiliense em Ação de Improbidade Administrativa". Em nome dos vereadores José Roberto, Alemão, Dega, Roberto da Anchieta, Valdomiro Brizolari e Diego Viveiros.
O Juiz da 1ª Vara Judicial de Américo acatou pedido do MP "pela prática de ato atentatório a princípios da Administração Pública com (eventual) obtenção de vantagem pecuniária ilegal no montante de R$ 202. 237, 67 determinando bloqueio de bens dos servidores em questão".
Espera-se depoimento da prefeita Cleide, mesmo com os cuidados éticos ao falar de assunto em parte ligado à administração de Ademir Gouvêa.