João Pereira Pinto (*)
Venho sugerindo, nas minhas aparições públicas (a última vez foi no dia 03 de setembro às 15:00 hs., na audiência pública sobre queimadas urbanas, na Câmara Municipal de Araraquara), algumas medidas para reduzir a poluição em Araraquara, além daquelas que as usinas já vêm tomando.
Uma delas é um rodízio de carros, não pelo congestionamento, mas pela conscientização da população para a questão da poluição, que pode ser reduzida, trocando o transporte individual pelo coletivo, ou simplesmente usando menos o carro.
É importante lembrar que todos somos responsáveis pela qualidade do ar que respiramos, e pela nossa própria qualidade de vida.
Recebo da Estação Vida (www.estacaovida.org.br) um clipping com a notícia abaixo: UM DIA SEM CARRO NA CIDADE.
Devo confessar que fiquei com inveja. Com inveja, porque se viermos adotá-la um dia, em nossa cidade, não será mais inédita. Sinceramente, eu não sabia que o movimento já envolve 50 cidades brasileiras, pena que não a nossa querida Araraquara (por enquanto tenho certeza), e nasceu em 2000 na União Européia.
Mas não tem problema, o que importa é que a idéia: “Na cidade sem meu carro”, está crescendo.
Parabéns! Cuiabá, cidade magnética, muito distante daqui, e sem tanto trânsito (tem muitas avenidas largas), e poluição veicular assim, para justificar um evento como este, e ser uma das primeiras 50 cidades brasileiras a adotar a idéia.
Cuiabá me surpreendeu (estive lá em fev/2000 por 10 dias), pelos lances de modernismo, inclusive na preservação do centro histórico, e agora com este evento.
Detalhe, a idéia será posta em prática nesta SEGUNDONA. Da minha parte está prometido, segunda-feira venho trabalhar a pé. Quem quiser conferir, e… acompanhar, fique a vontade.
(*) É Assessor de Comunicação das Usinas de Araraquara.