Consórcio Iesa e Hyundai Rotem para fabricar 352 carros.
Os novos trens de passageiros, que vão circular no metrô de Salvador (BA), serão adquiridos do consórcio entre a Iesa e a Hyundai Rotem segundo executivos da empresa em reunião com o prefeito Marcelo Barbieri e deputado Roberto Massafera.
O consórcio foi anunciado no ano passado, quando venceu uma concorrência da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a fabricação de 30 composições, num total de 240 carros, para o Governo do Estado. Agora, com o novo negócio serão fabricados mais 28 novos trens, 352 carros de passageiros.
Durante o encontro a Hyundai Rotem também anunciou fechamento de acordo com a Iesa de transferência de tecnologia para a fabricação de truques metroferroviários a base dos trens que sustenta a carroceria. Com isso, a Iesa passa a fabricar vagões de trens com tecnologia Hyundai para todo Brasil e para exportação. Para o prefeito Marcelo Barbieri, os anúncios fortalecem Araraquara como polo metroferroviário e favorecem a instalação de outras empresas de componentes para montagem de trens estimulando a formação de uma cadeia produtiva para o setor ferroviário.