Ciclo de palestras celebra o Centenário de Paulo Freire

0
326

Abertura da programação terá transmissão ao vivo nesta sexta-feira (27)

Nesta sexta-feira (27), às 19 horas, será realizada a Abertura do Ciclo de Palestras “Diálogos com Paulo Freire”, programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Araraquara para celebrar o filósofo e educador brasileiro que completaria 100 anos no dia 19 de setembro de 2021. Patrono da educação brasileira, ele inspira a agenda que será oferecida durante todo o segundo semestre com o objetivo de afirmar a defesa da educação pública, democrática, plural e de qualidade social.
Uma escola demasiadamente humana que consolide uma sociedade democrática, justa e igualitária, foi pensada, almejada, escrita, experienciada e defendida por esse pensador. Por isso, o ciclo de palestras oportunizará a aproximação ao pensamento e promoverá o debate de grandes temas legados por sua obra no contexto do cenário educacional contemporâneo.
A Secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, falou sobre a proposta da agenda. “A programação tem por objetivo, além de prestar uma justa e necessária homenagem ao educador Paulo Freire (embora isso seja absolutamente importante, dada sua relevância para educação brasileira e internacional) se conhecer Freire. Porque apesar de tanto se falar dele, Paulo Freire, seus pensamentos, concepção de mundo e de educação, ainda são pouco conhecidos por uma parte significativa da sociedade, o que inclui educadores. O objetivo é também trazer luzes a Paulo Freire a partir da realidade na qual nos inserimos, no contexto histórico-social no qual nos encontramos”, explicou.
A homenagem a Paulo Freire teve início com o Desfile Cívico de Aniversário de Araraquara, no dia 22 de agosto, que contou com o tema “Araraquara 204 Anos: Tempos de Esperançar – Viva o Centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira”, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da Prefeitura. O vídeo está disponível para a visualização nessas redes.
A primeira palestra ocorre no dia 30, das 19 às 22 horas, e a palestrante será a professora Maria Clara di Pierro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O tema do encontro será a presença dos jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No evento desta sexta, que terá transmissão pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Araraquara, será apresentada a programação completa de palestras. O evento contará com a participação do prefeito Edinho; da secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos; da secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Aline Vidal Tagliatella Motta; e da vereadora Fabi Virgílio.
A agenda de palestras abordará diversos temas como a Educação de Jovens e Adultos, a Democracia, entre outros. Os palestrantes confirmados são os professores Mario Sergio Cortella (filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário), Milton Lahuerta (Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP/ Campus de Araraquara), Ulisses Araújo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo), Rudá Ricci (Instituto Cultiva), Nilma Lino Gomes (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR (2015) e ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos em 2015 e 2016) e Sérgio Haddad (Instituto Ação Educativa, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul).
A iniciativa, organização e realização são da Secretaria Municipal da Educação e do Conselho Municipal de Educação, e têm como parceiros a Câmara Municipal, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Educação, a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e a Coordenadora Executiva de Direitos Humanos.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.