Ciclo de Economia Solidária promove live nesta segunda (23)

0
447

Atividade visa apresentar o mapeamento dos empreendimentos deste setor para ajudar no desenvolvimento de políticas públicas no município

Nesta segunda-feira (23), às 19 horas, será realizada uma live com o tema “Apresentação do Mapeamento da Economia Solidária NEPESC/UNESP e Prefeitura Municipal de Araraquara”, que integra o Ciclo da Economia Solidária. O evento, que será transmitido pelo Facebook da Prefeitura, faz parte da agenda de atividades que preparam a cidade para a II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa, marcada para os dias 17 e 18 de setembro.
A coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária de Araraquara, Camila Capacle, explica que o Núcleo de Extensão e Pesquisa de Economia Solidária e Criativa (NEPESC) possui uma parceria com o governo municipal desde 2019, quando iniciou um levantamento que foi revisitado neste ano e será apresentado na live. “Esse mapeamento dará um norte para nós do que temos de empreendimentos de economia solidária no município, tanto na área urbana quanto na área rural, de quem são as pessoas inseridas nesses empreendimentos, quais são suas dificuldades, quais suas potências, e por isso serve como um norteador de políticas públicas de economia solidária”, detalha ela, que será a mediadora da live.
O encontro virtual desta segunda contará também com a participação de Julia da Silva Gutierrez Ruiz e Milena Nascimento de Moraes, que são representantes do NEPESC, além do Prof. Dr. Sérgio Azevedo Fonseca (FCLAr Unesp) e do vice-diretor da FCLAr Unesp, Rafael Alves Orsi.
Julia destaca os benefícios que o levantamento pode trazer para o setor. “O mapeamento é muito importante para nós do NEPESC porque além de conseguirmos enxergar a Economia Solidária fora da teoria e como ela muda a vida das pessoas, também conseguimos ter, muitas vezes, um primeiro contato com empreendimentos solidários que não tínhamos até então. Foi assim que nasceram algumas das nossas parcerias, como temos com a Padoka, por exemplo. Além disso, ele é uma parceria com a Prefeitura e ajuda a ter uma noção de quantos empreendimentos solidários existem na cidade e como eles se organizam, onde estão, e como coletamos também o perfil das pessoas”, salienta ela, que também trabalha na organização da II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa.
Julia acrescenta que o mapeamento também visa ajudar o município a observar o andamento das políticas públicas ou ter ideias de novas iniciativas. “Para a comunidade no geral, conseguimos mostrar que a economia solidária é real e muito presente, além de como ela pode ser plural em diversos setores e formas. Esperamos também que o mapeamento possa servir como inspiração para esse tipo de organização”, completa.
Neste ano, o tema da conferência é: “O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”. A programação foi dividida em três eixos: o Ciclo da Economia Criativa (6 a 22 de agosto), o Ciclo de Economia Solidária (23 a 28 de agosto) e o Ciclo de Economia Social e Temas Transversais (9 a 15 de setembro).
A programação é pensada e desenvolvida pela Comissão de Organização da II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa, que conta com o trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – CETECS (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Coordenadoria de Participação Popular) e Casa dos Conselhos Municipais.
As inscrições para a Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/economiasolidariacriativa

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E CRIATIVA

“O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”

17 e 18 de setembro de 2021
Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Av. Vicente Jeronimo Freire, 22 – Vila Xavier, Araraquara – SP, 14810-038

PROGRAMAÇÃO GERAL – CICLOS DE PRÉ-CONFERÊNCIAS

– CICLO DA ECONOMIA CRIATIVA – de 06 a 22 de Agosto

21/8 – sábado – 09h00 – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Pré-Conferência de Economia Criativa
Com interação virtual

– CICLO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA – de 23 a 28 de Agosto

23/8 – 19h00 – LIVE
LIVE – Apresentação do Mapeamento da Economia Solidária NEPESC/UNESP e Prefeitura Municipal de Araraquara

26/8 – 14h – Padoka
Pré-conferência no Assentamento Monte Alegre e Bueno de Andrada

28/8 – 9h30 – CASA DO INCRA
Pré-conferência no Assentamento Bela Vista

28/8 – 15h00 – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Pré-Conferência de Economia Solidária
Com interação virtual

– CICLO DA ECONOMIA SOCIAL E TEMAS TRANSVERSAIS – de 9 a 15 de Setembro

09/9 – 8h30 – Espaço Kaparaó
ENCONTRO sobre Inclusão Produtiva e Social com beneficiários do PIIS

09/9 –18h30 – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Pré-Conferência de Economia Social e Temas Transversais (inclusão social e produtiva, saúde mental, direitos humanos e sustentabilidade)
Com interação virtual

13/9 – 19h00 – LIVE
MESA REDONDA “A transversalidade temática e as múltiplas possibilidades da economia solidária, social e criativa”

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E CRIATIVA
17 e 18 de setembro – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Com interação virtual

17/9 – sexta-feira – 19h00
– 19h00 – Abertura oficial – Mesa de abertura –
– 20h00 – MESA REDONDA “O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”
Com transmissão ao vivo

18/9 – sábado – das 8h30 às 17h00 – Plenária
– 08h30 – Abertura do plenário e aprovação do Regimento Interno da Conferência;
– 9h30 às 16h00 – Leitura coletiva, debate, alterações e aprovação do Documento Base;
– 12h00 – 13h30 – almoço

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.