Choro das Águas apresenta música popular brasileira, leitura no parque e feira de artesanato

0
81
Marcos Leiva

Atividades na Praça do Daae – Fonte Luminosa, neste domingo (19), começam às 16 horas

Tem música popular brasileira, leitura no parque e feira de artesanato na programação do Choro das Águas deste domingo, 19 de junho, com início às 16 horas. A programação gratuita, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, acontece semanalmente na Praça do Daae – Fonte Luminosa.

A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.

Às 16h30 é a vez da contadora de histórias e mediadora de leitura, Nerita Pio, apresentar um projeto “Leitura no Parque” –atividade infantil que visa fazer com que a criança tenha contato e prazer de estar com os livros.

Nerita Pio apresentará diversos livros que estarão dentro e fora da “mala literária” – uma mala toda enfeitada a fim de aguçar a curiosidade das crianças. Por meio deste o acervo, as crianças ouvirão e contarão histórias descobrindo no ato de ler um novo mundo.

Vale destacar que o contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças – entre outros tantos benefícios. Quando a literatura é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso, seja na escola, em casa ou no parque.

A atividade reunirá diversos tipos de livros, como: livros 3D, livros para bebês, livros interativos, livros sonoros, livros sensoriais – entre outros. O material apresenta: literatura clássica, contos, poemas, poesias, HQ, romances, livros sobre diversidade cultural, social e racial, gibis e livros de escritores araraquarenses.

Ainda, “Leitura no Parque” também tem como objetivo fortalecer o “Espaço Cantinho de Leitura”, localizado na Praça do DAAE. O espaço contém uma geladeira cheia de livros, ou seja, uma “geladeiroteca”, com livros de vários gêneros literários, além de gibis e revistas.

A programação se encerra com a apresentação de Marcos Leiva e Amigos, às 18 horas. Marcos Leiva e seus músicos levam para esse show uma seleção de grandes nomes de música popular brasileira, com um repertório de qualidade, mesclando músicas de todos os tempos, em releituras que transitam por ritmos como xote, baião, samba – excelentes tanto para o público presente ouvir como para dançar. Com: Marcos Leiva (voz, violão, viola e guitarra), Fabio Russi (contrabaixo), e Leonardo Spagnol (bateria e percussão).

Adoniran Barbosa, Alceu Valença, Almir Sater, Djavan, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Lulu Santos, Renato Teixeira, Tim Maia, Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Zeca Pagodinho são alguns dos nomes que permeiam no repertório da apresentação deste domingo.

O multi-instrumentista Marcos Leiva é araraquarense. Músico profissional desde 1996, iniciou seus estudos no violão com o maestro Francisco Brasilino e integrou grandes bandas da cidade e região, fazendo shows e bailes por todo o país, inclusive abrindo shows e dividindo o palco com grandes artistas como: Agnaldo Rayol, Netinho Di Paula, Marciano, Dalvan, Travessos, Durval e David – entre outros.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

SERVIÇO:

Choro das Águas
Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próximo ao Gigantão)
Data: domingo (19 de junho)

Horários:

  • 16h: Feira de Artesanato

  • 16h30 às 17h30: Nerita Pio, com “Leitura no Parque” (atividade infantil)

  • 18h às 19h30: Marcos Leiva e Amigos (música/MPB)
    Grátis

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

Deixe uma resposta