Texto: Rogério Tampellini
Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (COMPPHARA) delibera nos próximos dias a preservação ou demolição do chafariz na Praça "Cônego Armando Salgado". O pedido de preservação da fonte histórica foi registrado em 14 de agosto de 2014 pelo arquiteto João Paulo Papandré Lemos, e a demolição solicitada ao Executivo municipal em 04 de dezembro de 2014 por indicação do vereador Dr. Helder. O desejo de demolir o chafariz parece estar alinhado com os mesmos motivos que fizeram a prefeitura destruir a fonte da Praça "Santo Antônio" em 2013, criminosamente eliminada da paisagem cultural da Vila Xavier por estar atrapalhando as festas da paróquia.
Indicação do Legislativo classifica o chafariz do São Geraldo como "sem serventia e grande criadouro de larvas de mosquitos da dengue".
O pedido de tombamento defende a preservação, valorização e recuperação do elemento arquitetônico que integra o complexo paisagístico e cultural do tradicional bairro São Geraldo.
O processo tramita quando COMPPHARA procura recuperar sua credibilidade junto à sociedade, após imagem desgastada ao deliberar pela demolição de um imóvel centenário protegido por Lei. Com o recente tombamento do antigo Matadouro Municipal e a possibilidade de preservação do patrimônio histórico da Usina Tamoio, o grupo preservacionista parece reagir coerentemente para reverter à situação de falência em que a preservação no município se encontra.