Unidade do projeto Escola no Campo recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos da Prefeitura em reforma e ampliação
A Prefeitura de Araraquara entregou, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (11), as obras de reforma e ampliação do CER Eugênio Trovatti, em Bueno de Andrada. Uma apresentação de dança com os alunos da pré-escola marcou o início do ato, que reuniu autoridades, comunidade escolar e familiares do homenageado.
Na unidade escolar foram investidos R$ 1.087.676,39 em recursos próprios na ampliação e reforma geral, incluindo substituição de piso, substituição e revisão da instalação hidráulica e instalação elétrica, pintura geral, substituição de revestimento cerâmico, das esquadrias de alumínio e das portas de madeira, colocação de telas de proteção tipo mosquiteiro, revisão geral da cobertura, calhas e condutores e adequações gerais; ampliação do edifício com a construção de lavanderia em novo local, vestiário para funcionários, ampliação da cozinha, sala de professores e nova sala multimeios/recreação, além da adequação da área externa, entre outras melhorias.
O CER de Bueno de Andrada, que foi inaugurado em 1998 e tinha 26 alunos matriculados antes da reforma e ampliação, tem agora capacidade de atendimento de até 120 alunos.
“Fico muito feliz de estar começando a semana entregando um investimento muito importante para atender as nossas crianças no ensino infantil. Nós começamos o projeto de Escola no Campo quando fui prefeito pela primeira vez e esse projeto foi se fortalecendo, porque ele valoriza a origem da criança e sua relação com o campo. E nós não medimos esforços para melhorar a estrutura da educação em Araraquara. Isso que estamos vendo aqui, já foi feito em outras unidades e está sendo feito também no CER do Bela Vista e também na escola do Monte Alegre. Mostrando que é possível fazer Escola do Campo de qualidade democratizando a educação, o saber e o acesso às oportunidades, que é o mais importante. Praticamente reconstruímos essa escola, mas mantendo a memória histórica desse espaço”, declarou o prefeito Edinho, em sua saudação aos presentes, agradecendo toda a comunidade escolar, autoridades presentes e familiares do homenageado, na pessoa da bisneta de Eugênio Trovatti, Camila Dall’acqua Trovatti Casuscellli, que também fez sua saudação representando a família.
“E estamos fazendo uma justa homenagem aqui a um homem simples, sitiante trabalhador que priorizava a educação. Esse homem jamais terá sua memória esquecida. As pessoas partem, mas o legado fica. O que as pessoas fazem para o bem do próximo fica eternizado”, completou o prefeito, mencionando a história do agricultor Eugênio Trovatti, italiano que deixou sua terra natal com 16 anos e veio para o Brasil com os pais e os quatro irmãos. Aqui, casou-se com Celeste Paulozi, com quem teve 11 filhos, e formou uma grande família em um sítio localizado na região de Bueno de Andrada.
Dedicou-se ao trabalho árduo na colheita do café e foi conhecido por sua generosidade, sempre pronto a ajudar quem mais precisava. Outro traço marcante foi sua paixão pela educação; ele investiu seu próprio dinheiro para contratar uma professora e garantir a educação das crianças na região rural onde viviam, em um tempo em que escolas ainda eram raras.
Faleceu em 1956, aos 76 anos, deixando um legado de trabalho, altruísmo e valorização do conhecimento que permanece vivo até hoje.
Além da bisneta do homenageado, Camila Dall’acqua Trovatti Casuscelli, também participaram do ato de entrega das obras do CER Eugênio Trovatti, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos; a diretora do CER, Cristiane Fontes de Oliveira, a presidente do conselho de escola, Renata Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA