Centro de Testagem no Hospital de Campanha aplica cerca de mil testes no primeiro dia de atendimento

0
24

Atendimento é das 7h às 19h, todos os dias; é obrigatória apresentação de CPF e comprovante de endereço

Aproximadamente mil testes foram aplicados neste primeiro dia de atendimento no Centro de Referência de Testagem para Covid-19, instalado no Hospital de Campanha, segundo balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde.  O polo de exames foi criado para reforçar a estrutura de testagem implantada em outras 8 unidades de saúde do município, na semana passada.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, afirma que a demanda foi grande neste primeiro dia, conforme já era esperado, mas os trabalhos seguiram dentro da normalidade. Para reduzir ao máximo o tempo de espera, foram montadas 32 estações de testagem. As pessoas estão passando pela triagem e seguindo para o teste antígeno, que demora cerca de 15 minutos para o resultado. Enquanto isso, eles passam por avaliação dos sinais vitais, como saturação, aferição de pressão, temperatura. O próximo passo é a consulta médica.

“Todos saem com o resultado do exame, com medicação e as orientações do médico sobre o cumprimento da quarentena, no caso dos positivados. É importante a testagem, para que os positivados e seus comunicantes possam iniciar imediatamente o período de isolamento. A grande maioria desses casos é da variante Ômicron, que tem uma transmissibilidade muito alta”, reforça Eliana Honain.

Ela esteve acompanhando o primeiro dia de testagem no centro, nas primeiras horas de atendimento, junto com o prefeito Edinho e a diretora executiva da FunGota, Lúcia Ortiz.

“Criamos esse polo de testagem justamente para conseguir atender mais rápido e com mais qualidade as pessoas que estão buscando nossas unidades de saúde e estamos vendo que foi uma decisão acertada. O atendimento está mais organizado aqui e nossa previsão é de checar a até 1.500 testes por dia. Vamos superar mais essa fase difícil”, declarou o prefeito, que no fim da manhã, após exame de rotina, testou positivo para Covid-19. Edinho suspendeu sua agenda e vai cumprir isolamento.

ONDE TESTAR

O horário de atendimento no Centro de Referência de Testagem é das 7h às 19h, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. A secretaria também enfatiza a obrigatoriedade da apresentação de um comprovante de endereço atualizado e do CPF no ato da triagem no Centro de Testagem.

Além do Centro de Testagem, a população pode buscar testes em 4 quiosques que estão atendendo das 9 às 13 horas em tendas instaladas nos postos de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, com 100 testes diários em cada uma, e em outras 4 unidades de saúde que estão atendendo em horário estendido, das 17h às 20h, no Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina, também com 100 senhas por dia.

Também está mantido o atendimento de sintomáticos no polo de triagem da UPA da Vila Xavier e o atendimento de crianças com até 12 anos com sintomas gripais na UPA Central; ambos 24 horas, todos os dias.

O Centro de Referência de Testagem tem cobertura de transporte coletivo com as linhas Sachs, Atacadão e São José/ Santa Angelina, com itinerário parcialmente readequado, saindo do Terminal de Integração.

Neste primeiro dia de atendimento, Eliana Honain esteve logo cedo na unidade, acompanhada de Lúcia Ortiz,

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO E TESTAGEM PARA COVID-19 EM ARARAQUARA

Centro de Referência de Testagem

Das 7h às 19h (todos os dias)

Hospital de Campanha – Rua Domingos Zanin s/n – Jardim Ártico

(Linhas de ônibus – SÃO JOSE/SANTA ANGELINA, com itinerário parcialmente readequado, e SACHS/ATACADÃO

ATENÇÃO: Documentos necessários – CPF e comprovante de endereço atualizado

Unidades de Saúde

Jardim Paulistano

Selmi Dei I

Santa Angelina

Cecap

Das 17h às 20h (de segunda a sexta-feira)

100 senhas cada

Quiosques ao lado das Unidades de Saúde

Jardim Cruzeiro do Sul

Marivan

Parque São Paulo

Jardim Brasília

Das 9h às 13h (de segunda a sexta-feira)

100 senhas cada

Atendimento médico e testagem de sintomáticos

24 horas – todos os dias

Polo de Atendimento de Triagem da UPA da Vila Xavier

Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)

Atendimento pediátrico – Menores de 12 anos com síndrome gripal

24 horas – todos os dias

UPA Central

Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira, s/nº – Vila Velosa

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

Deixe uma resposta