Desde a criação da CIPA, da prefeitura, em 2001, a atual administração municipal vem adotando uma série de iniciativas para melhorar as condições de trabalho e segurança dos servidores públicos que trabalham no Centralizado. As ações no setor estão sendo desenvolvidas pelo Serviço de Segurança do Trabalho, dirigido pelo engenheiro José Celso Carmona, à frente de uma equipe de quatro técnicos da área.
Para Alan Aparecido Sígoli, funcionário há 8 anos, que trabalha na oficina mecânica, as mudanças no ambiente de trabalho e o uso de uniforme, cedido pela prefeitura, têm contribuído para um melhor desempenho de todos os que trabalham no local.
Na serralheria, onde são confeccionados os alambrados e peças pré-moldadas, Carlos Augusto Salada, declarou que recebe todos os equipamentos de segurança necessários, sentindo-se mais protegido para evitar acidentes.
Já no refeitório, onde são produzidas cerca de 300 refeições, o ajudante de cozinha, José Roberto Bento, há vinte anos na prefeitura, afirma que a equipe trabalha sob a orientação direta de uma técnica em nutrição, num ambiente de completa higiene. “Antes servíamos apenas o café da manhã e havia apenas um aquecedor, em banho maria, para esquentar as marmitas”.
Para Paulo Landim, gerente do Centralizado, as mudanças abrangem, ainda, orientação para segurança e promoção da auto-estima, salientando que o projeto de melhoria das condições de trabalho no setor vai se intensificar em 2003, em estreita colaboração com a CIPA.