Censo do Funcionalismo Público será encerrado na segunda-feira (10)

0
361

Prefeitura alerta para últimos dias de preenchimento do levantamento que visa melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais

Será encerrado na próxima segunda-feira, 10 de janeiro, o prazo para o preenchimento do Censo do Funcionalismo Público Municipal 2021, que foi instituído para que a Prefeitura de Araraquara conheça melhor e valorize seus colaboradores, com a finalidade de aproveitar ao máximo suas competências para melhor servir a população da cidade. O levantamento visa coletar informações para o diagnóstico do perfil dos funcionários, a ser utilizado como subsídio para constante aperfeiçoamento do plano de carreira, cargos e vencimentos.
As informações também irão direcionar a criação de programas que melhorem a qualidade de vida dos servidores, oferecendo ainda uma política municipal de qualificação por meio da Escola de Governo, assim como também servirão para avaliar a necessidade de ampliação do quadro de servidores para aperfeiçoamento dos serviços públicos oferecidos. Segundo o último levantamento, nesta quarta-feira (5), 6.451 servidores iniciaram o preenchimento, enquanto 5.536 concluíram.
Rafaela Modé, diretora geral da Escola de Governo, falou sobre a decisão de reabrir o preenchimento, que é obrigatório. “Solicitamos a todas as secretarias e autarquias que possuíam servidores que não preencheram o Censo, que nos enviassem justificativas. A maior parte das justificativas foi sobre a ausência de informações sobre o Censo, de que ele era obrigatório e que deveriam preencher. Diante disso, entendemos que um novo período de preenchimento se fazia necessário”, explicou.
Ela destaca a importância e a obrigatoriedade da participação. “Nesse tempo, a Escola de Governo vai atuar ativamente junto com as secretarias para que todos tenham ciência da obrigatoriedade de preenchimento, bem como disponibilizar meios para o mesmo. Lembrando que o preenchimento pode ser realizado também pelo celular”, salientou.
Vale destacar que, pelo decreto, entende-se por servidor público aquele investido em cargo de provimento efetivo ou emprego público nas administrações direta, autárquica e fundacional, ou seja, o Censo deve ser preenchido por funcionários concursados, comissionados e secretários. Os trabalhadores que não preenchem são apenas aqueles com contratos temporários, como estagiários e apoiadores da dengue e covid-19.
Realizado bienalmente, o censo foi instituído pelo Decreto nº 11.976, de 12 de junho de 2019. Na edição daquele ano, mais de 6 mil servidores começaram a preencher o censo no site da Prefeitura, sendo que 5.486 deles concluíram todas as respostas. Entre os assuntos abordados estão a renda mensal, a escolaridade, estado civil, tempo de serviço público, deslocamento até o trabalho, participação em benefícios sociais, tipo de residência, número de filhos, adesão a planos de saúde e odontológico, entre outros.

O questionário do Censo do Funcionalismo Público Municipal pode ser acessado através do link: https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/questionario/

O Decreto que institui o Censo do Funcionalismo Público Municipal pode ser lido pelo link: https://legislacaodigital.com.br/Araraquara-SP/DecretosMunicipais/11976/Arquivos/1

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.