Cemitérios municipais voltarão a ter segurança fixa noturna, informa Prefeitura 

0
203

Executivo de Araraquara respondeu a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota) 

Em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota), a Prefeitura informou que está contratando empresa para a segurança fixa noturna nos cemitérios públicos de Araraquara — Cemitério São Bento e Cemitério dos Britos.

No Requerimento nº 108/2023, Marchese afirmou que seu gabinete recebeu relatos de violações em túmulos, furtos de placas e de objetos de bronze e alumínio (como argolas e crucifixos), além de vasos e plantas. O parlamentar questionou, então, quantos vigilantes atuam nos cemitérios e qual a razão de não ser adotada a segurança fixa nos locais.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, respondeu que houve guarda fixa armada nos cemitérios São Bento e dos Britos entre 12 de setembro e 5 de dezembro do ano passado. Porém, o contrato “apresentava algumas limitações” e sua renovação não foi realizada.

O processo licitatório para contratação de empresa substituta está em andamento, de acordo com a Prefeitura. Enquanto isso não é concluído, as rondas estão sendo realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Também em resposta ao requerimento, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública confirmou que havia segurança privada fixa no período noturno e, mesmo assim, as rondas foram mantidas tanto durante o dia quanto à noite.

A secretaria informou que mantém patrulhamento, mas que não é possível deixar equipe fixa de guardas municipais nos cemitérios 24 horas por dia “devido à grande demanda de trabalho e ao efetivo pequeno”.

De acordo com a pasta, dois boletins de ocorrência em cemitérios foram registrados em 2022, sendo um de furto/dano ao patrimônio e outro de recaptura de procurado. A Coordenadoria de Serviços Públicos também informou duas ocorrências registradas na primeira quinzena de abril deste ano, sem especificar quais foram.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.