Cemitérios municipais estão prontos para visitação de Finados

0
842

Os cemitérios municipais de Araraquara – cemitério São Bento e cemitério dos Britos – estão prontos para o feriado nacional do Dia de Finados. O Cemitério São Bento, o mais antigo de Araraquara, inaugurado em 1895, é o que deverá receber um número maior de visitantes, até 7 mil. Nos Britos, se estima até 2 mil visitantes.
“Os serviços de limpeza foram intensos nessas últimas semanas, inclusive houve remodelação da sinalização na área de estacionamento”, destaca a gerente administrativa de cemitérios municipais, Sandra Mendonça.
Segundo ela, a lavagem simples dos túmulos poderá ser realizada na véspera do feriado, nesta segunda-feira (1). Já no Dia de Finados não será permitida serviços de limpeza e manutenção em nenhum dos dois cemitérios. Vale acrescentar que os serviços de reforma nos túmulos serão retomados a partir do dia 8 de novembro.
O servidor estadual Artur da Rocha, acompanhado da esposa Isabel Janke e da tia Ermelinda Rocha, aproveitou a tarde dessa sexta-feira (29) para conferir a limpeza periódica dos túmulos de parentes e homenagear os pais com flores.
“É o primeiro Finados sem a minha mãe (Rosmari Ortega da Rocha) entre nós. Trouxemos flores e fizemos orações. Agora, está tudo em ordem para as visitas dos parentes, inclusive já neste fim de semana”, relatou Artur Rocha.

ESQUEMA DE VISITAÇÃO

Durante a visitação, na terça-feira, das 6h30 às 18h, a população terá acesso em seis portões do São Bento: ruas Humaitá (2) e Imaculada Conceição (1) e avenidas Espanha (2) e Portugal (1). De acordo com protocolo sanitário de combate ao coronavírus, será exigido do visitante o uso de máscara e distanciamento social.
As normas do Cemitério São Bento também serão válidas para o outro cemitério municipal, o dos Britos, no Vale do Sol, que tem acesso pela Avenida Heitor Honório Real.
O trânsito permanecerá interditado nas vias de acesso principal dos dois cemitérios, durante o horário de visitação.
No cemitério São Bento, o tráfego de veículos ficará interrompido na Rua Humaitá (rua 9), no trecho entre as Avenidas Portugal e da Saudade. No cemitério dos Britos, não será permitida circulação de veículos nos acessos pela Avenida Antônio Honório Real e pela Rua Ettore Berti.
Os ambulantes que permanecerão no entorno deverão cumprir as medidas sanitárias dispostas no decreto municipal que trata da pandemia de Covid-19, incluindo uso de máscaras. É obrigatório o cumprimento das regras do Código de Posturas, incluindo alvará de funcionamento e licença sanitária do município de Araraquara, no caso de comercialização de alimentos, que será permitida somente nas vias adjacentes dos cemitérios. Na entrada, será permitida venda de produtos religiosos, como velas, flores, entre outros.

MAIS VISITADOS

Localizado na quadra 1 B, na Rua 2, próximo ao antigo portão em frente à Avenida Portugal, o túmulo simples do escravizado Eduardo é um dos mais visitados no São Bento. Alforriado em 1886, por sua honradez e fidelidade, Eduardo recebe orações, flores e agradecimentos por graças alcançadas.
Na quadra 3 A, avenida 00, o túmulo do médico José de Freitas Madeira, que morreu precocemente aos 32 anos de idade, é repleto de placas de agradecimento aos que recorrem a ele em orações.
Nelsinho Santana, o menino de fé e perseverança, morto aos 9 anos, tem memorial na Avenida 2, Quadra 5 A, próximo ao portão da Rua Imaculada Conceição. Atualmente é “Servo de Deus” perante a igreja Católica e o próximo passo para sua beatificação é o reconhecimento de seus milagres. Seus despojos foram transladados para a Paróquia Bom Jesus em Ibitinga em 2011. (Fonte: Clarissa Grassi)

MISSAS

Cinco missas estão programadas para o Cemitério São Bento no Dia de Finados, sendo três de manhã – 7h, 9h e 11h – e mais duas no período da tarde – 15h e 17h.
A programação religiosa terá mais três missas no cemitério municipal dos Britos, na região do Vale do Sol e Jardim Acapulco, na região noroeste de cidade. Duas de manhã (7h e 9h) e uma à tarde (15h).

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.