Cecap, Iguatemi, Centro e Altos do Pinheiros recebem equipes de combate à dengue

0
471
Fotos: Tetê Viviani
Agentes de controle de endemias, da Vigilância Epidemiológica, realizam trabalhos de vistoria casa a casa nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira (17), os bairros do Altos do Pinheiros, Victório de Santi, Iguatemi e Centro receberam os agentes de controle de endemias, da Vigilância Epidemiológica, que realizam trabalhos de vistoria casa a casa. A ação também será realizada nesta sexta-feira (18) no Cecap, Iguatemi, Centro e Altos do Pinheiros. Também nesta sexta, a Vila Xavier receberá nebulização, enquanto o Melhado e o Adalberto Roxo contarão com o fumacê.

Esses serviços foram intensificados pela Prefeitura de Araraquara por conta do crescimento do número de casos de dengue na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.

Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.

Números da epidemia

Segundo a Vigilância, o ano de 2022 (até esta quarta-feira, dia 16 de março) registra 986 casos confirmados de dengue. Foram 138 casos em janeiro, 539 casos em fevereiro e 373 em março. O índice deste ano está muito aquém do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia. Naquela oportunidade, 23.134 casos foram registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março. Porém, o índice deste ano está acima do registrado no ano todo de 2021. Nesta semana, três óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.
 
Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Denúncia

O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.