O presidente da Câmara Municipal de Araraquara coloca a sua experiência de 40 anos a serviço do Legislativo e faz política. Aliás, essa é a essência de sua investidura em defesa do povo e no respaldo do trabalho de cada vereador. Especialmente diante do Executivo que nunca deve se esquecer que existem freios e contrapesos para equilibrá-los. Massafera foi convidado a falar sobre seu trabalho, grande mesmo sem a posse oficial.
1- Esforço para imperar
Ao se referir à reunião sobre o Bulevar dos Oitis, o prefeito Edinho Silva tenta desqualificar os contribuintes-oponentes. Um tiro no pé. Já leu o nosso editorial à página 2?
2- Pensar grande
Estamos recebendo notícia da vereadora Juliana Damus, onde se destaca: “Foi uma grande conquista a solicitação ter sido atendida, pois, era uma antiga reivindicação dos moradores do local e da população em geral”. Juliana conseguiu melhorar a iluminação em alguns setores.
3- Uma ação de bombeiro
Na reunião, organizada pela prefeitura, o secretário Sérgio Sgobbi exerceu um papel de amortecedor junto aos que se mostraram impacientes e frustrados com a discussão (meia boca) sobre o bulevar da 5.
4- Serra mostra estilo
Os governadores do sudeste se reuniram para exigir que o Poder Central cumpra com a sua obrigação no que tange à segurança pública. Lula precisa ser informado que manda, não precisa pedir e muito menos espernear. Esse, é o nosso papel.
5- Os bons vereadores
Tudo indica que os 4 vereadores de Ribeirão Bonito entraram numa gelada: foram pegos em flagrante delito ao exigir “um milhão” para aprovar matérias de interesse do prefeito. Que coisa feia, não?
6- Era uma obrigação
Antigamente ser honesto, leal, cumpridor dos deveres, honrar um mandato popular era obrigação. Hoje, com tantos “gersianos” passou a ser qualidade notável que emoldura a personalidade do indivíduo. Inversão de valores é elemento desagregador.
7- Márcia Lia aos “leões”
O prefeito determinou o encontro com as pessoas interessadas em discutir o bulevar e mandou a advogada Márcia Lia para presidi-lo. Como não tinha poder decisório teve que se multiplicar para agüentar a pressão popular.
8- Ele está no M.S.T.
Nas audiência, o Executivo é representado pelo Manoel Araújo Sobrinho. Para viajar a Brasília, nem pensa duas vezes. A verdade é que Edinho Silva está estressado. Ele é do MST – Mandato Sem Tesão.
9- Reeleição em estudo
Cabe aos nobres senadores e deputados federais a discussão desse tema: até onde a tradição brasileira permite o segundo mandato? FHC teria dado presentes para conseguir a aprovação, Lula inicia o segundo que esperamos seja bem melhor e Edinho teve a honra de ser confirmado.
10- Função que cansa
Ser político não é fácil. Uma parte do povo precisa sempre das mesmas coisas e nem sempre luta pelo interesse geral. Isso desgasta, é natural e compreensível. Mas, quem se estressa deve deixar o cargo reivindicado e ganho nas urnas democráticas. Obrigado e bom domingo!