N/A

Casa nova em oito dias

José Renato Nalini (*)

Que tal uma casa nova feita em apenas oito dias? É o que se consegue mediante impressão das paredes em 3D. experiência levada a efeito num centro de desenvolvimento tecnológico em Nova Lima, região da Grande Belo Horizonte. A façanha deriva de um software avançado e um robô. A máquina 3D imprimiu, em quatro dias, toda a estrutura e os elementos necessários à montagem de um imóvel com 57 metros quadrados.

Tudo lembra um brinquedo de montar, só que é uma casa com dois quartos, feita em dois dias. Outros dois dias foram necessários para o acabamento e decoração. Ergueu-se uma casa ao custo de cento e vinte mil reais, só que sem a demora, nem a produção de resíduos acarretada pela construção civil convencional.

Forma limpa e sustentabilidade convencem a validade do projeto. Não houve desperdício de material. Além disso, a segurança: as paredes foram impressas em camadas de microconcreto de alta resistência e foram conectadas por estruturas de aço.

Uma excelente notícia para os que estão, a cada momento, mais aflitos com a mudança climática. A construção civil é responsável por 40% das emissões de gás carbônico e seu índice de desperdício chega a 30%. Sem falar no volume de combustíveis, energia, cimento e água utilizados.

A nova casa foi desenvolvida pela Cosmos 3D, uma joint venture formada pela Katz Construções e a empresa espanhola IT3D. A impressão da casa gera zero resíduo em comparação ao setor tradicional. O que leva à conclusão de que, a cada três casas construídas, uma é desperdiçada. Atenção responsáveis pela habitação, um direito social previsto na Constituição e do qual milhões de brasileiros ainda não conseguem usufruir. Não será essa a solução para o déficit habitacional brasileiro?

Avalia-se que faltem, no Brasil, ao menos 7 milhões de novas residências. Não é impossível ganhar escala. A impressora da Cosmos 3D possui tecnologia in-house, o que permite que o processo de confecção da edificação ocorra internamente, reduzindo custos e aumentando a velocidade de entrega dos projetos aos clientes. A ideia é disruptiva e interessante. Por que os prefeitos das cidades carentes de residência não encaram o desafio e não solucionem o problema em seus municípios?

(*) É Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

Foto: Freepik

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS