Cartas pela democracia

0
407

Da Redação

O dia 11 de agosto tem simbolismo grande à lei, à Constituição e ao próprio Estado que se quer civilizado: é o dia da instituição dos cursos jurídicos no Brasil. Diz-se também dia do advogado, do juiz, promotor, defensores… enfim, de todos que se preocupam com direitos fundamentais e respeito com a Constituição.

Marcante usar esta data para gritar alto pela defesa da democracia. Pelo respeito das instituições, pela observância do resultado das eleições.

Trata-se de manifestação forte, porque não diz respeito a partidos nem grupos específicos da sociedade. As várias manifestações que se viram hoje no país nasceram da iniciativa da Faculdade de Direito da USP. E multiplicaram-se, unindo empresários e trabalhadores. De diversas posições políticas e que, de regra, não costumam se manifestar juntos.

É, portanto, um ato em favor da democracia, em favor das eleições e das urnas eletrônicas, que, afinal, já se mostraram muito mais seguras que qualquer eleição em papel. Vamos lembrar: eleição em papel permitia inúmeras fraudes (os Estados Unidos são exemplo disso) e, mais do que isso, permitia controle de cabresto eleitoral, eternizando poder regional.

Então, o que se viu hoje não é ato contra qualquer grupo político, nem qualquer candidato. O tom positivo (em benefício da nossa democracia) que se verificou neste 11 de agosto não tem partido, nem cor. E que bom! Araraquara esteve muito bem representada por Dimas Ramalho, em São Paulo, como vemos de fotos tiradas de sua rede social há pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.