Farmácia Popular: Sucesso de Público e preço
“É sempre bom quando nos deparamos com uma notícia, como a publicada no dia 21, de que o preço dos medicamentos caiu. É sinal de que o acesso aos medicamentos aumentará. Mais pessoas poderão se tratar de suas enfermidades e ter uma vida longa e com mais saúde.
No entanto vale lembrar que os medicamentos comercializados na Farmácia Popular no antigo prédio da Gota de Leite, têm seus preços reduzidos em parte porque o consumidor não tem o ônus do imposto, diferente do que acontece numa farmácia convencional onde os consumidores pagam o imposto já embutido no preço do medicamento.
Independentemente de acreditarmos que a alíquota do ICMS dos medicamentos deva sofrer uma redução para todos e não só para o comércio do governo (soa estranho porque é estranho mesmo ver o governo fazer comércio), pois com uma redução do imposto, conseqüentemente haveria uma redução nos preços dos medicamentos; independentemente dessa questão, entendemos que o imposto é um elemento vital numa sociedade organizada. Para que a cidade funcione, para que o estado funcione e finalmente para que o país funcione, os cidadãos devem pagar seus impostos, inclusive para que parte deste imposto possa ser usado para subsidiar o preço do medicamento na Farmácia Popular. Cada esfera do poder deve cumprir com suas responsabilidades: saneamento básico, educação, saúde, segurança, entre tantos outros o que na verdade é a devolução à sociedade do imposto pago.
Solange Beneducci
Drogaria São Paulo
Alcoólicos Anônimos
“Neste setembro, Alcoólicos Anônimos no Brasil completa mais um aniversário, visto que esta Irmandade chegou ao Rio de Janeiro em 05/09/47. Existem hoje mais de 6.000 Grupos no País, que vêm salvando vidas através dos anos.
O melhor presente que poderíamos receber seria a publicação, de um release sobre nossa Irmandade”. (É só mandar para o J.A.)