N/A

Carta Aberta à População

Comissão Especial (*)

Nos dias 27 e 28 de Agosto a Prefeitura Municipal de Araraquara – Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com dezoito municípios da micro-região: Américo Brasiliense, Boa Esperança, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Taquaritinga e Tabatinga, com o apoio das Organizações Não Governamentais e destinatários da assistência social, realizaram a IV Conferência Municipal de Assistência Social.

O objetivo central foi discutir e avaliar os avanços relativos aos dez anos de LOAS, Lei Orgânica da Assistência Social, promulgada em 07 de Dezembro de 1993.

A conquista da Assistência Social ao patamar de Política Pública da Seguridade Social, inscrita nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988 e normatizada pela LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, em 1993, vem estabelecer uma processo de rompimento da condição de assistencialismo, clientelismo e benesse, para uma condição de direitos assegurados. Fazendo parte da Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos da população relativo à saúde, à previdência e à assistência social.

Nesse novo modelo não há espaço para atuação paternalista, tutelada ou para troca de favores. A base do trabalho é a articulação entre o Poder Público e a Sociedade Civil – onde se incluem as entidades sociais, filantrópicas e beneficentes, as organizações governamentais e não governamentais, as associações de moradores, os trabalhadores da área e os próprios usuários dos serviços, programas e projetos da assistência, buscando o desenvolvimento e a promoção humana, o desenvolvimento social que estimule o acesso à condição de cidadania. Para que tudo isso se efetive é fundamental a participação de todos, a tão almejada participação popular, como controle social, nas ações e decisões, avaliação e acompanhamento da rede buscando sempre garantir padrão de qualidade no atendimento e prestação do serviço.

Marcaram presença e participação no evento cerca de duzentas pessoas entre Prefeitos, Vereadores, conselheiros, assistentes sociais, dirigentes de ONG’s, educadores e usuários da política de assistência social. A presença da coordenadora das políticas sociais do Ministério de Promoção e Assistência Social, Ana Lígia Gomes, contribuiu significativamente para o debate e encaminhamento das questões relativas à política brasileira de Assistência Social. O evento proporcionou troca de experiências mediante apresentação de projetos municipais que vêm sendo realizados pelas Secretarias de Assistência Social de Matão, Araraquara, Gavião Peixoto e Ibitinga; uma síntese da situação regional da Assistência Social nos municípios participantes além da elaboração das propostas relativas ao gerenciamento, organização, financiamento e controle social que serão encaminhados a Conferência Regional e Estadual.

Nesse esforço de ação conjunta e articulada, queremos registrar nossos agradecimentos às prefeituras-parceiras, pela dedicação de suas equipes, ao acolhimento proporcionado pelo SESC-Araraquara e a todos os participantes, companheiros de construção de um mundo melhor, com justiça e inclusão social.

(*) É Organizadora da IV Conferência Municipal de Assistência Social.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS