Carta Aberta ao Excelentíssimo senhor Prefeito de Araraquara

A presente Carta Aberta é de responsabilidade e autoria da Faccio Arquitetura, o Jornal de Araraquara respeitando o Direito a Resposta apresentou a carta à Prefeitura cuja resposta está em anexo.

Enquanto prestadora de serviço, no ramo de Arquitetura, a empresa Faccio Arquitetura participou de licitação pública e, tendo sido escolhida depois de atender a todos os requisitos exigidos no processo de seleção instaurado pela Prefeitura de Araraquara, ter cumprido com o que é da responsabilidade do projeto, a gestão de Edson Antônio da Silva, o Edinho Silva, não cumpre Lei de Responsabilidade Fiscal.

A prefeitura de Araraquara, após a tentativa de desenvolver projetos de reforma e ampliação de escolas com a equipe interna da Secretaria de Educação, comandada pela secretária Clélia Mara dos Santos, resolveu licitar esses projetos em 3 lotes num Certame do tipo Técnica e Preço.

O Edital de licitação foi publicado inicialmente em 28/08/2023 e foi vencido pela empresa Faccio Arquitetura para os 3 lotes licitados, num total de 23 escolas a serem reformadas e ampliadas.
O tempo decorrido entre a publicação do Edital e a assinatura do contrato (em 15/05/2024) foi de 9 meses, bastante extenso, pois as eleições se dariam em outubro de 2024. 

A prefeitura de Araraquara emitiu uma nota de empenho n° 11511/2024, garantindo a reserva de recursos para a referida contratação, porém a prefeitura não cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal e não pagou a contratada. 

É lamentável e decepcionante que um prefeito eleito pela vontade popular para atender às suas demandas prioritárias, como a Educação neste caso, contrate esses serviços 5 meses antes do término de uma gestão de 8 anos. 

Mais decepcionante ainda é descobrir que o dinheiro empenhado na contratação não está sendo utilizado para honrar o contrato.

Lembramos que a lei de responsabilidade fiscal – Lei Complementar nº 101 de 04/05/2000 estabelece normas e critérios para equilíbrio das contas públicas e a gestão responsável dos recursos
financeiros dos entes federativos (união, estado e municípios).

Será que as demais empresas de projetos e construção, contratadas pela Prefeitura de Araraquara para elaborar projetos, ou executar obras nas áreas de saúde, esportes etc. estão recebendo pelos serviços prestados? 

Lembremos que Edson Antônio da Silva, o Edinho Silva, expoente do Partido dos Trabalhadores, esteve à frente da Prefeitura de Araraquara por quatro mandatos, foi também vereador, deputado estadual, ministro chefe da Secom/ Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e presidente estadual do PT de 2009 a 2013.

Reeleito em 2016 e 2020, não conseguiu, porém, reeleger sua candidata nas eleições de 2024, Eliane Honain do PT, que perdeu para o candidato Dr. Lapena do PL. 

Apresentamos abaixo algumas possíveis razões para o descontentamento da população de Araraquara com a Gestão de Edinho Silva: 

Para um prefeito de origem humilde que se iniciou na política através da Pastoral da Juventude e Pastoral Operária da Igreja Católica, identificado com as propostas democráticas e de inclusão
social do Partido dos Trabalhadores, ao qual é filiado desde 1985, entendemos que deveria ser a Educação a maior prioridade do seu governo, contudo, os fatos apontam graves falhas da gestão de Edinho Silva nesta área.

Diante do exposto, aguardamos posicionamento do Poder Público Municipal sobre o motivo do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aguardamos as devidas providências de reparo desta situação.

A famosa Cidade que teve por quatro mandatos a gestão de Edinho Silva já o julgou, resta saber se ele pretende confirmar esse julgamento ou se redimir cumprindo o que lhe é de obrigação funcional e moral.

São Paulo, 02 de dezembro de 2024.

Faccio Arquitetura

Resposta da Prefeitura

Infelizmente, a carta, supostamente assinada por uma empresa prestadora de serviços da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, se envereda por questões político-partidárias, com interpretações inclusive eleitorais. Tais ataques deixam nítido o claro objetivo de gerar desgastes à atual gestão. O autor da carta não se ateve à possível interpretação técnica do cumprimento do contrato de prestação de serviços e suas obrigações. A Prefeitura de Araraquara executa os seus pagamentos após a verificação do cumprimento dos contratos de prestação de serviços.

Secretaria de Comunicação

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo infantil neste sábado no Sesc Araraquara

“Rumo ao Natal” em Araraquara

Curso “Crie Seu Brechó Online”, neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS