Oswaldo Freire (*)
Aventura Segura
O prefeito municipal José Mário de Faria, de Socorro (SP) recebeu a ministra Marta Suplicy, do Turismo, com o objetivo da assinatura do convênio para pessoas portadoras de necessidades especiais naquela Estância Hidromineral. O MTUR investirá R$ 1,3 milhão. "Trata-se do primeiro destino turístico no Brasil, adaptado aos indivíduos com deficiência", certifica João Moreira, presidente da FBCVB.
Galinha dos ovos de ouro
Para o deputado federal Arnaldo Jardim (SP), os principais desafios da agropecuária brasileira são: infra-estrutura logística, câmbio valorizado, utilização dos transgênicos e negociações internacionais. Ele se dispõe a elaborar um projeto de lei para reverter o processo que inclui a incidência de 0,38% do IOF sobre a movimentação das cooperativas e do setor rural, que "é nossa galinha dos ovos de ouro". Ele cumprimenta a direção da COCECRER-SP, a qual reúne 26 cooperativas de crédito, emprega 1200 funcionários e atende a mais de 70 mil agricultores associados.
Negócio da China
A Companhia de Energia de São Paulo, a tradicional CESP, que possui 5 grandes hidrelétricas e representa 15% da produção energética do Brasil, está sendo privatizada a contraponto com o PSOL. "É uma dilapidação do patrimônio construído pelo povo de São Paulo ao longo de décadas e décadas", pondera o deputado federal Ivan Valente (SP). Ele calcula que a venda poderá atingir R$ 6,6 bilhões, um negócio da China para o setor privado.
Reserva de Vagas
Os portadores de necessidades especiais merecem continuar a receber respeito e oportunidades. O senador Aloízio Mercadante (SP) defende o Projeto de Lei nº 876, de 2007, de sua autoria, que dispõe a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos programas de qualificação profissional financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Dívida da Cafeicultura
Os três maiores produtores de café do mundo são: Brasil (32 milhões de sacas), Vietnã (15 milhões de sacas) e Colômbia (11 milhões de sacas). Entre os principais Estados brasileiros estão: Minas Gerais (14,3 milhões), Bahia (2 milhões), Paraná (8,8 milhões) e São Paulo (2,5 milhões). "Os cafeicultores estão com dificuldades de pagar seus compromissos com as instituições financeiras pelos juros exorbitantes e quebra de safra", pondera o deputado federal Nelson Marquezelli (SP).
Direito dos alunos
Inúmeras faculdades adotam malabarismos para receber as mensalidades atrasadas. Segundo o deputado federal Lobbe Neto (SP), elas não podem cobrar taxas de matrícula; mensalidades sem que os alunos tenham assistido às aulas; taxas para imprimir documentos; ou expor o estudante a constrangimentos de qualquer espécie. Em caso de rescisão de contrato, a multa máxima é de 2% do valor da mensalidade.
Boi gordo X Boi magro
Em março de 2007, o pecuarista gastava 13,8 arrobas de boi gordo para pagar uma tonelada de fosfato bicálcico. Neste ano, ele está desembolsando 24 arrobas. "Em doze meses, a cotação média do boi aumentou 34,75 %, enquanto a do fosfato foi de 135, 3% maior", critica o pecuarista Renato Valadares Gontijo, de Brasília. Para ele, uma saída é retirar a alíquota de importação do fosfato bicálcico (10%) e do ácido fosfórico (4%) para evitar o boi magro.
Aviação Nacional
A Empresa Brasileira de Aeronáutica, completa 40 anos em 2009. Sua direção vem recebendo os cumprimentos do deputado federal Osmar Serraglio (PR). A Embraer já produziu mais de 4 mil aeronaves, as quais estão operando em 70 países. "Sediada em São José dos Campos (SP), ela tem 24 mil funcionários, 12% deles trabalhando em subsidiárias e escritórios nos EUA, China, Cingapura, França e Portugal", aponta Serraglio.
Nem culpa nem punição
A enurese noturna propicia urinar na cama duas ou mais vezes por semana a partir dos cinco anos de idade. Alguns fatores: herança genética, atraso no desenvolvimento das áreas do sistema nervoso central que controlam o funcionamento da bexiga, falta do hormônio vasopressivo e distúrbio do sono. A orientação do deputado federal Mário Heringer (MG): "os pais não devem culpar ou punir as crianças. Leve-as ao médico".
Mídia regional
Os cinco maiores jornais que circulam no triângulo São Paulo – Rio de Janeiro – Belo Horizonte, têm tiragem de um milhão de exemplares por dia e a leitura deles não atinge o interior do Brasil. "Daí a importância dos 1,3 mil jornais do interior, que são lidos e apreciados diariamente por milhões de leitores, todos formadores de opinião", ressalta o deputado federal Edinho Bez (SC), um batalhador pela valorização da mídia regional.
(*) É diretor da SDE Assessoria de Brasília