Coordenadora municipal de Trabalho e Economia Criativa e Solidária ressalta importância do cooperativismo em Araraquara
No Dia Internacional das Cooperativas, 3 de julho, o Canal Direto com a Prefeitura entrevistou Camila Capacle, coordenadora municipal de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, para falar sobre o tema.
Conforme disse Camila, o cooperativismo é um modelo de empresa coletiva, criado no século 19, que visa o benefício econômico dos seus sócios-cooperados, não o lucro, e é administrado por autogestão.
“Os próprios trabalhadores são os proprietários do empreendimento e a forma de administrar uma cooperativa se dá através de conselhos, como o conselho administrativo, que elege de forma democrática e participativa toda a diretoria”, explicou a coordenadora.
Existem diversos tipos de cooperativismo no Brasil e no mundo, segundo Camila, nas áreas agrícola e financeira, bancárias e de médicos, de professores e escolas, entre outros setores.
Na Prefeitura de Araraquara, existem cooperativas de trabalho e de serviços, ainda de acordo com Camila Capacle, além dos programas Coopera Araraquara e Ipecs – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária.
Camila enfatizou que o cooperativismo é histórico em Araraquara e que em 2018 foi criado um programa para incentivar a formação de novas cooperativas e novos cooperados citando, como exemplo, a Acácia, a mais antiga cooperativa da cidade.
A Ipecs funciona de forma similar a uma incubadora de empresas, mas atua apenas com empreendimentos econômicos e solidários e a Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária oferece assessoria técnica e de acompanhamento aos cooperados, entre outros serviços.
Capacle acrescentou que por meio do Coopera Araraquara, que hoje engloba dez cooperativas e três associações, é possível auxiliar os cooperados a se estabelecerem em sedes administrativas e com suporte para participar de licitações públicas da Prefeitura, por exemplo.
Coleta seletiva
Ainda segundo Camila, quando a Acácia foi instalada em Araraquara, em 2001, os cooperados trabalhavam no lixão, separando os produtos recicláveis do lixo orgânico.
A mudança só veio em 2006, quando a Prefeitura criou o programa Coleta Seletiva, que separa o lixo reciclável do orgânico facilitando o trabalho dos cooperados da Acácia.
A coordenadora também ressaltou a importância das cooperativas no município, como a Panelas Unidas, que é constituída só de mulheres que conseguem cuidar e oferecer novas oportunidades para os seus filhos.
Ao vivo
Só para lembrar: o Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram.
A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA