Canal Direto debate Dia Internacional da Síndrome de Down

0
47
Foto: Divulgação

Diretora da APAE Araraquara, Adriana Biasiolo, destaca importância da conscientização da população sobre o tema

O Canal Direto com a Prefeitura, programa realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, entrevistou nesta quinta-feira (21) a diretora da APAE Araraquara, Adriana Biasiolo.

Como o 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, Adriana explicou a relação da data com a síndrome, destacou a importância da ampliação do debate para conscientizar as pessoas sobre o tema e falou sobre o trabalho da instituição na cidade.

“A APAE de Araraquara realiza um trabalho fundamental de suporte às pessoas com deficiência, inclusive as com Síndrome de Down, oferecendo vários tipos de atendimentos”, afirmou a diretora.

São ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de capacitação profissional, que visa a inclusão da pessoa com a síndrome no mercado de trabalho, além de atividades esportivas, culturais e de lazer.

“Todos estes serviços são oferecidos exclusivamente pela inclusão das pessoas com Síndrome de Down e também seus familiares”, ressaltou Adriana sobre o trabalho da APAE Araraquara, ao destacar ainda as ações de defesa dos direitos das pessoas com a Síndrome de Down.

Conforme acrescentou, a Síndrome de Down é uma condição genética e embora todas as pessoas portadoras tenham comportamentos e características físicas semelhantes, cada uma delas têm personalidade única.

A síndrome não tem cura, nem grau, mas é preciso acabar com o estereótipo de que toda pessoa com síndrome de down é uma eterna criança, segundo Adriana. “É preciso acreditar no potencial, dar oportunidades e garantir políticas públicas de atendimento”, ressaltou a diretora, há 40 anos atuando na instituição.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho realizado pela APAE Araraquara, localizada na Rua Cientista Frederico de Marco, 750, na Vila Xavier, basta agendar uma visita pelo telefone 16-3305 6000.

21 de março

Adriana Biasiolo ainda enfatizou na entrevista que o 21 de março foi escolhido como o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down porque esta data tem relação com o cromossomo 21.

Conforme explicou, todas as pessoas com Síndrome de Down possuem três cópias do cromossomo 21 em suas células, enquanto a maioria da população tem duas cópias. Resumindo: a maioria da população tem 23 pares e 46 cromossomos; a pessoa com Síndrome de Down tem 23 pares e 47 cromossomos.

“Por isso, este dia (21 de março) serve de reflexão sobre a importância da conscientização, a síndrome e sua causa e a inclusão das pessoas com Síndrome de Down”, reiterou.

Ao vivo

O programa Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram.

A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.