“Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano” apresenta balanço do Daae

0
188
Foto: Yuri Sabino - Delorges Mano, superintendente da autarquia, foi o entrevistado do Canal Direto com a Prefeitura.
Delorges Mano, superintendente da autarquia, foi o entrevistado da edição desta quinta-feira (23)


Dando sequência à série Especial Fim de Ano, o “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, convidou para sua edição desta quinta-feira (23) o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Delorges Mano, que fez um balanço das ações da autarquia em 2023 e uma projeção para 2024.

Delorges falou sobre as principais funções do Daae. “O Daae é uma autarquia que cuida do abastecimento de água, coleta de resíduos, tanto resíduos domiciliares quanto de saúde, e da coleta e tratamento do dispositivo final de resíduos, que envolve a coleta seletiva e os nossos bolsões, onde recebemos toda a sucata e entulhos que são destinados à nossa usina para ter um fim adequado e assim não prejudicar o meio ambiente de Araraquara’, explicou.

O superintendente também apontou os principais investimentos feitos pelo Daae ao longo de 2023. “Fizemos grandes coisas na cidade neste ano. Por exemplo, a perfuração do poço profundo do Jardim Santa Lúcia, as praças sustentáveis do Victório de Santi e do Cambuy, a perfuração do Poço Cruzes, que está em fase de conclusão, o planejamento de travessia de água bruta da captação do Inhumas sobre a Rodovia SP-255, a recuperação da ETA-Fonte, que é onde fazemos o tratamento da água. Fizemos a substituição de redes e ramais do setor Fonte. Foi um convênio com a Fehidro e é bom destacar que esses convênios passam por estudos dentro da fundação e nossos técnicos apresentam os projetos. Só são aprovados os projetos que realmente têm um fim de saneamento e nossos projetos, graças aos nossos profissionais, sempre são aprovados sem ressalvas. Estamos reformando também o telhado do refeitório dos nossos servidores”, comentou.

Ele mencionou ainda algumas ações que estão em andamento. “Temos a dragagem de lodo da lagoa de cimentação da ETE, a construção de reservatório metálico apoiado para o Poço Cruzes com capacidade para 500 metros cúbicos, execução do anel de reforço de redes da zona alta da Fonte. Também adquirimos equipamentos para as questões de água e esgoto. Agradeço muito a sensibilidade do prefeito Edinho, que deu a oportunidade ao Daae de fazer parte de um convênio com o Finisa, pelo qual estamos comprando e já foram entregues três retroescavadeiras, dois caminhões que serão entregues nos próximos meses e teremos amanhã uma licitação de duas caminhonetes, que vão servir a população de Araraquara”, citou.

Delorges também citou a atuação que mais lhe marcou durante o ano de 2023. “Todos os investimentos são importantes, mas o que mais me chamou a atenção e que mais comoveu a todos foi o término da ponte da 36, por tudo o que aconteceu ali, um local que gerou um momento triste para Araraquara. Eram várias secretarias envolvidas naquele projeto, inclusive o Daae, então quando foi entregue, foi um momento de emoção para todos nós que fazemos parte da administração pública”, revelou.

O superintendente prevê um 2024 de muitas conquistas. “Espero muito trabalho de toda a equipe, muito investimento. Graças ao governo do presidente Lula através do Novo Pac, o Daae apresentou 25 projetos que vão gerar uma ordem de investimento de 250 milhões de reais para Araraquara. Será um grande investimento e, com isso, vamos dar um passo importantíssimo. Além de gerar emprego para a cidade através de todo esse investimento que virá para cá, será um valor todo investido na cidade, na parte de saneamento. Teremos ainda a execução da obra de esgoto na Avenida José Barbieri, execução de subdireção do setor do Monte Carlo, finalização de perfuração do Poço Cruzes, a recuperação da ETA Paiol e a construção do reservatório metálico do Centro de Produção e Reservação das Cruzes”, ressaltou.

Delorges também falou sobre o uso da tecnologia para melhorar o atendimento à população. “O Daae tem todos os canais de comunicação, mas o aplicativo é o carro chefe porque além de você fazer a sua reclamação ou solicitação, você pode fotografar e mandar a foto. E isso é rápido, já cai no nosso sistema e fazemos imediatamente. De mais ou menos 100 reclamações que recebemos por dia, 80 são atendidas no mesmo dia, exceto casos mais graves como o que está ocorrendo na Rua Cinco e Meio”, pontuou.


O superintendente finalizou sua participação com uma mensagem. “Desejo para Araraquara um feliz Natal, com muita paz e amor para as famílias araraquarenses. O mundo precisa de muita paz e amor, não adianta buscar outras coisas se não tivermos paz. Que 2024 seja um ano de muita paz, não só para Araraquara, que com certeza será, mas para toda a humanidade. Que a paz se estenda e que a principal arma seja o diálogo entre os povos”, concluiu Delorges Mano.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.