“Canal Direto com a Prefeitura” destaca os 122 anos da Santa Casa

0
83
Jeferson Yashuda, provedor da unidade de saúde, falou sobre os desafios e as projeções para os próximos anos


O “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, contou nesta terça-feira (27) com a participação de Jeferson Yashuda, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, que falou sobre a unidade de saúde que comemorou seu aniversário de 122 anos de fundação na última sexta-feira (23).

Para Yashuda, foram inúmeros momentos significativos ao longo desses 122 anos. “Cada um que passou pela Santa Casa deve ter uma história importante para contar. Eu vou destacar aqui o que aconteceu de mais recente, que foi o abraço ocorrido na sexta-feira, quando contamos com presença do Paulo Landim, representando a Câmara Municipal, do Marcos da Saúde, representando a secretária Eliana Honain e o prefeito Edinho, da Cidinha Silva, do Fundo Social de Solidariedade, assim como do nosso vice-provedor, Marcos Daniel. Tivemos representantes da deputada Thainara Faria, do deputado Baleia Rossi, além dos médicos, enfermeiros e população. Estiveram todos reunidos em um grande abraço que simboliza esse acolhimento que a Santa Casa tem. Assim como a Ferroviária, a Santa Casa também é um patrimônio efetivo da cidade de Araraquara. Acredito que esse abraço foi um marco muito importante para a Santa Casa”, avaliou.

O provedor explicou sobre a estrutura de serviço do hospital. “A Santa Casa presta um serviço terciário, então existe a atenção básica nos postos de saúde, depois o NGA3 faz a triagem das especialidades, como cardiologia, ortopedia, neurologia, enquanto os exames mais detalhados são realizados na nossa Santa Casa. E se houver a necessidade do procedimento cirúrgico, também será feito na Santa Casa. Temos lá um centro de diagnóstico, como tomografia, ressonância, mamografia, a maioria dos exames necessários de média e alta complexidade, e temos todas as especialidades de cirurgias eletivas, seja de ortopedia, cardíaca, colocação de stent, cirurgia geral, entre outras. Estamos sempre à disposição para atender, não só Araraquara, como 24 municípios, que somam mais de 1 milhão de pessoas”, observou.

Ele destacou ainda que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são maioria nos atendimentos, porém existem outros convênios atendidos no hospital. “Atendemos predominantemente pelo SUS, que equivale de 75 a 80% do nosso atendimento, mas temos convênio com HSaúde, Bradesco, Unimed. São 14 convênios vinculados ao nosso atendimento, mas atendemos predominantemente pacientes SUS”, ressaltou.

Jeferson Yashuda aproveitou para frisar que a Santa Casa não é uma unidade de saúde pertencente à Prefeitura. “A Santa Casa é uma instituição privada e filantrópica, ou seja, não tem o lucro como objetivo. O que tem de lucro é investido na manutenção e melhoria da Santa Casa. Trabalhamos predominantemente para o SUS, via um contrato de gestão municipal. O município recebe o recurso do Ministério da Saúde para prestarmos serviços de consultas, exames e cirurgias para Araraquara, predominantemente, mas também em alta complexidade para mais 23 municípios da nossa região central do estado, que também é regulado pela Cross, que é a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, do Governo do Estado. Esse contrato temos que respeitar, que é de gestão do município. Temos que prestar conta do recurso que vem, darmos o respaldo e atender a nossa população”, acrescentou.  

O provedor também se mostrou animado com o que está planejado para os próximos anos do hospital. “Se tudo correr bem, em aproximadamente cinco anos teremos uma Santa Casa atendendo ainda melhor a população. A nossa administração está trabalhando para isso e nossos funcionários muito engajados. Temos uma nova construção, uma ampliação, com mais 5 mil metros que serão construídos graças ao recurso do Ministério Público do Trabalho, que destinou esse recurso nas administrações anteriores. Demos início a uma obra que deve ampliar em 65 novos leitos. Teremos um espaço unificado onde teremos 30 leitos de UTI, sendo 24 SUS e seis privados, e vamos dobrar a capacidade da oncologia na questão da quimioterapia. Temos todo o Governo do Estado que contribui, o Governo Federal, e temos uma força de trabalho muito forte, que são os médicos, os enfermeiros, os funcionários, que movem a Santa Casa”, concluiu.

 
Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.