“Canal Direto com a Prefeitura” destaca a eficiência do “Prefeitura nos Bairros”

0
84
Foto: Pedro Junqueira - Nathalia Rigolin participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Nathalia Rigolin, coordenadora de Participação Popular, foi a entrevistada da edição desta segunda-feira (19)
 
Programa que tem como propósito levar todos os serviços da Prefeitura de Araraquara para perto da população, o “Prefeitura nos Bairros” foi o destaque da edição desta segunda-feira (19) do “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação. Para falar sobre o tema, foi convidada a coordenadora executiva de Participação Popular, Nathalia Rigolin.

Ela iniciou sua participação com uma explicação sobre o programa. “A ideia do Prefeitura nos Bairros é simples. Nós levamos um pouco da nossa Prefeitura para os bairros, até para as pessoas não precisarem se locomover até o Centro ou a secretaria que ela precisa. Temos a parte de zeladoria, que cuida de poda de árvore, capina, tapa-buraco, sinalização, e também temos a parte de atendimentos sociais, que tem a assistência social, Oficinas Culturais, Escolinhas de Esportes, segurança, enfim, todo tipo de atendimento que fazemos na Prefeitura conta com um espacinho lá no Prefeitura nos Bairros para atender a população”, salientou.

A edição 2023 do programa seria encerrada na última sexta-feira (16), porém foi prorrogada por mais esta semana na região da vila Xavier, que é a última do cronograma antes de ser iniciada a edição 2024. Nathalia destacou dois pontos que ela considerou como diferenciais na edição que se encerra. “Um deles foi a implementação do Ruas de Lazer, que é um sucesso. Quando estamos em determinada região, levamos um pouco de lazer para as crianças, com pula-pula, piscina de bolinha, pipoca, algodão doce, e tem um trabalho muito legal feito pela Secretaria de Esportes e Lazer, que leva um pouquinho das Escolinhas de Esportes para lá. As crianças adoram e é um projeto muito legal. E um outro ponto que eu destaco é um que às vezes as pessoas acabam esquecendo um pouquinho, mas que para nós é muito relevante, que é o atendimento social. Chegamos a quase 9 mil atendimentos sociais, que são realizados de modo presencial nos locais onde ficamos de plantão. As pessoas vêem mais a parte de zeladoria, que é algo mais externo porque todo mundo passa pela rua, mas é legal destacarmos os 9 mil atendimentos sociais que fizemos em 2023”, frisou.

Nathalia apontou ainda que o programa vem ganhando cada vez mais espaço na cidade. “As pessoas até esperam passar o Prefeitura nos Bairros e cada vez mais o programa vem sendo mais conhecido, então quanto mais ele é conhecido, mais a população entende que tem esse espaço à sua disposição e cada vez mais temos adesão ao programa”, ressaltou.

A coordenadora revelou que o formato do programa seguirá o mesmo para 2024, porém com melhorias. “Sempre a ideia é melhorar. Em cada edição do Prefeitura nos Bairros nos últimos anos, fomos melhorando, aprendendo com as nossas falhas, acatando sugestões, atendendo às mudanças do mundo, as mudanças da própria cidade, que vai crescendo e temos que ir nos adaptando às realidades. Em 2024 teremos mais equipes nas ruas para atendermos melhor as demandas e sem sair da região sem deixarmos de atender o que a população nos pede”, apontou.

Nathalia também comentou sobre o fato de o “Prefeitura nos Bairros” ter se tornado uma referência até para outros municípios. “Outras cidades nos procuram para se informar sobre o programa e não são só cidades da região. As pessoas mandam mensagens à Participação Popular para perguntar sobre o programa, como é desenvolvido e alguns detalhes. A ideia de levar a gestão da Prefeitura para mais próximo das pessoas é inovadora porque somos acostumados a centralizar, mas esse programa permite a verdadeira participação popular. Se o morador tem sua árvore precisando de uma poda, só tem um jeito da Prefeitura saber, que é ele se comunicando com a Prefeitura. Por isso, esse programa vai levar a Prefeitura até a outra ponta e se a pessoa que atender não conseguir resolver, ela vai achar a pessoa que vai conseguir resolver”, completou.

 
Última semana da edição 2023
 
O “Prefeitura nos Bairros” seguirá até esta sexta-feira (23) na região que envolve os bairros Vila Xavier, Jardim das Estações, Jardim América, Jardim Brasil, Jardim Paulistano, Jardim Paulista, Jardim Cristo Rei, Jardim Freitas Silva, Jardim Viaduto, Boaventura Gravina, Central Park Morada do Sol, Cociza, Residencial dos Ipês 1 e 2, Residencial Fepasa, Residencial Malvina Cury, Vila Central, Vila Cidade Industrial, Vila Karu, Vila Renata, Vila Santa Maria, Vila Santo Malara, Vila Xavier, Jardim Europa, Jardim Floridiana, Jardim Santa Thereza, Jardim Tabapuã, Residencial Barbieri, Vila Cidade Azul, Vila Donofre, Vila Freitas, Vila Gaspar, Vila Odete, Vila Rayes, Chácara Floresta I, II e III, Jardim Capri, Jardim Santa Júlia, Jardim Silvânia, Parque Gramado, Vila Esperança, Vila Joinville, Vila Ruth I e II, Vila Santa Terezinha e Vila Vieira.

Enquanto as equipes de zeladoria e manutenção atuam nas ruas, o atendimento social segue realizado até sexta, das 8h30 às 13h30 no CER Dr. Álvaro Waldemar Colino, que fica na Rua Nicolau Jorge Lauand, 700, Jardim das Estações.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.