“Canal Direto com a Prefeitura” aborda atuação de Araraquara nos Jogos da Melhor Idade

0
251
Edio Lopes, coordenador de Esportes de Alto Rendimento, falou sobre a participação da cidade em Barretos
 
Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta quarta-feira (31) recebeu o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes, para falar sobre a participação de Araraquara na fase regional dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que foi realizada entre os dias 22 e 28 em Barretos.

Édio aprovou o desempenho dos atletas e equipes da cidade. “O resultado foi bom, pois entre as 48 cidades nós ficamos em 9º lugar. Acredito que foi um bom resultado porque os jogos funcionam de 60 a 70 anos, de 70 a 80, de 80 a 90 anos, e nós levamos a delegação praticamente de 40 pessoas, enquanto outras cidades levaram delegações de 100, de 120 atletas. Então acredito que foi excelente”, avaliou.

Araraquara foi representada nas modalidades atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa e truco. Edio destacou algumas modalidades de Araraquara que brilharam em Barretos. “No atletismo nós tivemos atletas que chegaram em primeiro lugar, atletas em segundo, em quarto. Na dança de salão nós ficamos em segundo e na coreografia nós ficamos em terceiro. Foram resultados excelentes”, ressaltou.

Para o coordenador, o grande diferencial dessa competição é a interação entre os participantes. “Eu falo que só vai entender os Jogos dos Idosos quem for lá assistir, porque você vê a vibração dos atletas que participam. Temos atletas na nossa delegação com 89 anos de idade que mostram muita vibração. E quando tem uma apresentação bacana, todas as outras equipes batem palma e é uma grande festa entre eles. Todos conversam e vibram com todas as equipes e não só com as equipes deles”, relatou.

Edio conta que a participação é o que move os atletas nos Jogos da Melhor Idade. “Eles não vão só para competir. Claro que é bom vencer, mas a participação é o mais importante porque eles se alegram, acordam muito cedo, dormem cedo, e vemos a empolgação deles em todas as modalidades”, acrescentou.

Ele elogiou a estrutura apresentada pela cidade que sediou os jogos. “Barretos é uma cidade que acolheu todo mundo bem. Gostamos muito dos espaços de Barretos, que são bem interessantes. É uma cidade com todos os equipamentos esportivos próximos, ou seja, você acordava e, rapidinho, tomava um banho, tomava um café e já levava o pessoal para a disputa. Ou almoçava à tarde e já levava o pessoal. Então foi bem fácil”, apontou.

Nós ficamos no alojamento com outras cidades também, então eles interagem entre eles, conversam entre eles. Eu mesmo conversei com os idosos lá e havia um de 93 anos de idade que tem muita história para contar. E eles gostam de receber atenção. É algo muito bom porque voltamos a ser criança, no bom sentido. Muitos contam que já foram atletas, representaram o município, já representaram o estado, já jogaram profissionalmente e estão lá participando. Ao ouvir as histórias, aprendemos muito com eles”, pontuou Edio.

O coordenador deixou também um convite para os idosos que queiram praticar atividades físicas. “Todas as cidades e a própria cidade de Araraquara estão de parabéns, assim como a Secretaria de Estado está de parabéns pela realização do evento. Parabéns a todos os atletas. Aproveito para convidar os idosos acima de 60 anos, na melhor idade, que venham para a Secretaria de Esportes porque no ano que vem queremos crescer ainda mais essa delegação para trazermos o primeiro ou o segundo lugar para Araraquara. Estamos à disposição”, completou.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.