Canal Direto aborda a saúde da população negra

Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais prepara mobilização nas redes sociais no dia 27, Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

O Canal Direto com a Prefeitura, programa realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, entrevistou nesta terça-feira (22) a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, e Marcinha Alves, representante do Núcleo de Saúde da População Negra e População de Terreiros de Umbanda e Candomblé “Nair Claudino”, para falar sobre a saúde da população negra, dentro do contexto do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, em 27 de outubro.

O Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra é uma data escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que, apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais.

Nas comemorações de 27 de outubro acontecem, em todo o Brasil, atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com gestores, profissionais de saúde e população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde. Em Araraquara, será desenvolvida uma campanha de conscientização online, com o objetivo de incentivar a prevenção, além da realização das ações de rotina, no decorrer da semana, na Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, que é vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular e tem como atribuições elaborar, desenvolver, orientar, gerenciar e aperfeiçoar políticas antirracistas em todas as suas possibilidades e abrangência.

“Porque muitos problemas de saúde que acometem a população negra são inclusive assintomáticos e poderiam ser diagnosticados precocemente, evitando óbitos”, destaca Alessandra.

Estudos revelam que problemas que se agravam e que poderiam ser evitáveis com exames preventivos, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, anemia falciforme, miomas uterinos e câncer de próstata, entre outros, ocorrem mais na população negra por ter menores escolaridade, renda e acesso a serviços de saúde de qualidade.

“Ações como as que são realizadas no dia 27 de outubro são muito importantes, no sentido de alertar a população negra sobre essas questões na saúde”, avalia Marcinha Alves.

Alessandra Laurindo também chama atenção para as denúncias de racismo que são registradas na área da saúde. “Isso acontece porque vivemos numa sociedade que é fruto do racismo estrutural. Vivemos num país onde 56,3% da população são pessoas negras e pardas, mas que não ocupam os espaços ditos de privilégio e de poder. A gente ainda tem muita dificuldade de encontrar um médico negro”, ressalta a coordenadora. “Recebemos denúncias de médicos que não tocam na pele negra. Dados estatísticos mostram que o tempo de uma consulta de uma pessoa negra é mais curto, ou seja, são vários os fatores que podem agravar a saúde da população negra e levam ao óbito. Infelizmente, recebemos muitas denúncias de atendimento e acolhimento indevidos”, acrescenta Alessandra Laurindo.

Ao vivo

O Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.

Foto: Divulgação

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atiradores do Tiro de Guerra recebem Diploma Valor Militar da Câmara

Obras de macrodrenagem alteram o trânsito na Via Expressa

Handebol masculino inicia quartas de final do Paulista

Futsal masculino projeta fazer boa campanha nos Abertos

Nadadores da Fundesport têm mais desafios na temporada

CATEGORIAS