Campeonato Municipal Sub-11, Sub-13 e Sub-15 envolverá cerca de 650 jogadores

0
337
Com início neste sábado (30), competição promovida pela Prefeitura levará o nome de José Ricardo de Freitas, o Zé Lemão
 
Terá início neste sábado (30) o Campeonato Municipal de Futebol “José Ricardo de Freitas (Zé Lemão)”, que envolverá as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. A competição, que era realizada antigamente pelas ligas de futebol de Araraquara, conta pela primeira vez com a organização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O campeonato terá a duração de dois meses. As partidas serão sempre aos sábados, com três jogos pela manhã no campo do Centro de Esportes e Lazer “Carlos Guilherme Eduardo Fischer”, no Jardim Nova Época, e três jogos à tarde no Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni”, também conhecido como campo do ACO/Dente de Leite, na Vila Xavier. A premiação, composta por troféu para os times e medalhas para os jogadores, será para o primeiro e segundo colocados de cada categoria.


O primeiro jogo da competição será realizado neste sábado, às 9h, entre Aliança e Invictus pela categoria sub-11, no campo do ACO. Na sequência, às 10h, no mesmo local, será realizada a cerimônia de abertura, que contará com com a presença do prefeito Edinho. Após a solenidade, será realizada outra partida, entre Espaço Criança e Meninos da Praça, também pelo sub-11.

Ao todo, a competição é composta por 26 equipes, sendo seis times na categoria sub-11 (Aliança, Espaço Criança, Invictus A, Invictus B, Meninos da Praça e Sport Olímpico), oito no sub-13 (Aliança, Espaço Criança, Estrela A, Grêmio Molina, Invictus A, Invictus B, Meninos da Praça e Sport Olímpico) e nove no sub-15 (Aliança, Estrela A, Estrela B, Grêmio Molina, Invictus, Meninos da Praça, São José e Sport Olímpico). Cada equipe pode inscrever até 25 atletas, o que faz com que aproximadamente 650 atletas estejam envolvidos na disputa, inclusive com a integração de meninas entre eles.

Edio Lopes, coordenador executivo de Esportes e Lazer de Alto Rendimento da Prefeitura, se mostrou animado com o novo campeonato. “Para as próximas edições, a tendência é atrair ainda mais equipes, visto que muitas nos procuraram após o término do prazo de inscrições. Será uma competição muito importante para as crianças e adolescentes”, explicou.

O homenageado

José Ricardo de Freitas, o Zé Lemão, foi um dos ícones do futebol amador de Araraquara. O treinador, que sempre teve sua história ligada ao time de futebol amador do Colorado, foi responsável por revelar uma grande quantidade de jogadores, como Careca, PC de Oliveira e Marinho Rã.

Ele nasceu no dia 27 de março de 1945 em Matão. Quando tinha apenas um ano de idade, seus pais se separaram e sua mãe veio com ele para Araraquara, onde passou a residir no bairro do Carmo. Como toda criança, se apaixonou pelo futebol e sonhou em ser jogador profissional, mas desistiu por não levar tanto jeito com a bola nos pés.

Trabalhou como entregador de fotografias, entregador de pães, atendente no Bar da Estação e também como cobrador na Companhia Troleibus Araraquara (CTA). Paralelamente, colaborava com o esporte amador da cidade, o que o levou a trabalhar nos clubes Araraquarense (por 18 anos) e 22 de Agosto (por 8 anos). Também escreveu colunas de esporte e polícia para o extinto jornal Diário da Araraquarense. Após sua aposentadoria, decidiu se dedicar exclusivamente ao Colorado, além de atuar na função de diretor de categorias menores da Liga Araraquarense de Futebol (LAF), da Liga Araraquarense de Futebol de Salão (LAFS) e da LEFEMARA.

Zé Lemão faleceu em 2015, aos 69 anos de idade. O esportista nunca foi casado, mas já foi amasiado, e deixou um filho, Cristiano, e uma irmã, Rosa Maria, mas ambos não moravam com ele. Sua importância no esporte é lembrada a cada ano pelos ex-jogadores que atuaram em sua equipe, que se unem no chamado Encontro entre Amigos do Colorado e do Atlas, time que foi criado por Armando Clemente, outro responsável por revelar atletas da cidade.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.