Campanha visa a informar possibilidade de abatimento de dívida ativa com precatório

0
228

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) defende maior divulgação da lei, que poderia beneficiar Prefeitura e munícipes

Enquanto Araraquara amarga a segunda maior dívida do Estado de São Paulo com precatórios – são cerca de R$ 185 milhões –, o débito de munícipes com o Município gira em torno de R$ 500 milhões. Os cálculos são do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), que sugere, à Prefeitura, uma campanha informativa sobre a possibilidade de compensação de créditos em precatórios com débitos inscritos na dívida ativa, conforme prevê a Lei Municipal Complementar nº 957 de 27 de outubro de 2021.

No documento, o parlamentar justifica a solicitação: “Muitas pessoas podem estar na situação pautada pela lei, possuindo créditos a receber em precatórios e débitos inscritos na dívida ativa, sem conhecimento sobre as possibilidades de uma negociação, que poderia beneficiar ambas as partes”.

De acordo com a lei municipal, uma vez inscritos na dívida ativa até a data de 25 de março de 2015, os débitos tributários podem ser compensados caso existam créditos em precatórios a receber. “O crédito no precatório será o valor de direito do requerente, deduzidas as contribuições de responsabilidade deste e os impostos incidentes sobre a operação. Já o débito inscrito na dívida ativa será o calculado pela Procuradoria-Geral do Município, acrescido dos respectivos honorários advocatícios e demais consectários legais”, informa a lei.

O vereador entende que é importante ressaltar que essa lei apenas abre uma possibilidade para os que tiverem interesse nessa compensação saberem que ela é possível. “Não se trata de uma obrigação, as partes devem estar de acordo, o interessado deve fazer um requerimento e seguir todos os trâmites. É essencial para quem está na dívida ativa conhecer todas alternativas legais para a regularização do débito, evitando o acúmulo de multas e juros. Por ser uma lei que pode beneficiar ambas as partes, acredito que poderia haver uma divulgação maior, pois muitas pessoas desconhecem esse caminho.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.