“Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão” propõe roteiro por locais marcantes da história do ilustre escritor araraquarense

0
499

Projeto será lançado neste domingo, com a presença do homenageado, na Chácara Sapucaia; cerimônia será realizada após a posse dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras

Um novo projeto chega a Araraquara para consolidar a trajetória do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão: “Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão” – uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart e Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, com iniciativa da Academia Araraquarense de Letras. O lançamento acontece neste domingo, 21 de maio, após o empossamento dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras, a partir das 10h30, na Chácara Sapucaia, para convidados e interessados em geral.

O ilustre escritor estará presente no lançamento do projeto que o homenageia com um roteiro que passa por locais da cidade marcantes na sua história. A proposta é criar um novo circuito educacional e turístico na cidade, que permita às pessoas caminharem e mergulharem no universo e no imaginário de Ignácio de Loyola Brandão, incentivando e explorando a história e a literatura e, quem sabe, a criação de suas próprias obras e a preparação das próximas gerações.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em Araraquara, na casa de seus pais (Rua Djalma Dutra, 695), em 31 de julho de 1936. Com uma vida inteira dedicada aos livros, Loyola construiu uma obra essencial na história da literatura brasileira, reconhecida pela sua eleição para a Academia Paulista de Letras, em 2007, e para a Academia Brasileira de Letras, em 2018.

Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, “este é um projeto multifacetado, com forte potencial de impacto sobre a cidade. Além de fazer justiça e reverenciar o Ignácio, araraquarense e grande nome da literatura contemporânea, o ‘Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão’ recupera por meio do olhar afetivo do escritor, uma cidade que o tempo implacavelmente foi desfigurando e esmaecendo na memória das pessoas. Todos estes aspectos certamente estimularão o turismo, a educação e outros segmentos de alcance regional, todos capazes de extrair do “Caminhos de Loyola” o que há de melhor na cultura brasileira.”

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que “o roteiro vem somar a outros roteiros temáticos do nosso Inventário Participativo lançado em agosto de 2021. Dessa vez com as particularidades e palavras assinadas pelo próprio autor. Um privilégio para nosso patrimônio cultural.”

Projeto – “Para prestar uma homenagem à altura de suas contribuições, concebemos os ‘Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão’. A criação de um roteiro que passa por pontos fundamentais na história do autor em Araraquara. A casa onde nasceu, as ruas em que brincava e caminhava, as escolas que frequentou, as igrejas, cinemas, bares, bibliotecas, o primeiro jornal em que escreveu, todo o universo onde nasceu, cresceu e se moldou sua personalidade, seu imaginário e o amor pela literatura. E o intenso desejo de ganhar o mundo com suas histórias”, aponta o presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos.

Ele lembra que Loyola nunca deixou de cultuar suas origens nos seus livros, artigos e crônicas. “Fonte constante de inspiração para o autor, são muitos os lugares, personagens e experiências que marcaram sua trajetória e estão retratados em seus livros, projetando a cidade para todo o Brasil e o mundo”.

Fernando explica que cada local terá uma placa, com um breve texto escrito pelo próprio Loyola, falando sobre a importância daquele lugar na sua história, contando casos e mencionando as obras em que aqueles lugares são citados, ou que os tiveram como inspiração.

A Chácara Sapucaia está localizada na Rua dos Libaneses, n° 1111, no Jardim Ártico.

SERVIÇO:

Lançamento do projeto “Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão”

Local: Chácara Sapucaia (Rua dos Libaneses, 1111 – Jardim Ártico)

Data: domingo (21 de maio)

Horário: a partir das 10h30 (após empossamento nova Academia Araraquarense de Letras)

Grátis

Confira o roteiro de “Caminhos de Ignácio de Loyola Brandão”

1. Igreja do Carmo (Praça do Carmo)

2. A casa do avô e a escolinha (Rua Expedicionários do Brasil, 893)

3. A casa onde nasceu (Av. Djalma Dutra, 695)

4. Rua 5 e Jardim Público (Praça da Independência)

5. Estação Ferroviária (Rua Antônio Prado, s/n°)

6. Igreja Matriz (Praça da Matriz)

7. Cine Paratodos e Bar do Pedro (Rua São Bento, 726)

8. Colégio Progresso (Rua Padre Duarte, 1463)

9. IEBA e Cine Odeon (Rua São Bento, 909)

10. Relógio da Lupo (Rua 9 de Julho)

11. Jornal O Imparcial (Av. José Bonifácio, 715)

12. Biblioteca Municipal (entrada da Av. Espanha)

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.