“Câmera Cidadã” fortalece a segurança pública

0
405
Foto: Tetê Viviani Secretário Coronel João Alberto Nogueira

Programa conta com 308 câmeras e a expectativa é de atrair mais adesões

Lançado em abril de 2019, o programa “Câmera Cidadã” estabelece um sistema de inteligência que fortalece a segurança pública em Araraquara. Trata-se de uma rede colaborativa feita com participação direta da população, que tem como propósito ampliar o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras residenciais e do comércio às públicas já instaladas pela Prefeitura, chegando a aproximadamente 1 mil.
O secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, falou sobre o conceito do programa, que já conta com um total de 308 câmeras. “Eu ressalto a importância desse projeto, porque ele utiliza os recursos privados para que possamos empregá-los na análise criminal e ser útil para a questão da segurança pública. Com isso, estamos conseguindo conciliar o esquema público de segurança do município à elucidação de crimes e também na prevenção de ocorrências de delitos”, explica o secretário.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A participação no programa “Câmera Cidadã” envolve três grupos de adesões. No Grupo 1 estão as pessoas, empresas ou condomínios que possuem uma ou mais câmeras, cujas imagens são gravadas e arquivadas. Contudo, elas não podem ser acessadas via internet. É preciso fazer o cadastro e, caso aconteça alguma ocorrência no seu endereço ou proximidades, a Guarda Municipal fará a coleta desse material para ajudar nas investigações.
O Grupo 2 é composto por quem tem uma ou mais câmeras, cujas imagens são gravadas e arquivadas, podendo ser acessadas via internet. O proprietário informará login e senha à Guarda Municipal, depois de fazer o cadastro, o que possibilitará o acesso remoto às imagens e às gravações.
Já o Grupo 3 conta com quem tem uma ou mais câmeras com acesso à internet, cujas imagens são gravadas e arquivadas e o proprietário deseja integrá-las em tempo real à plataforma Security Center da Central de Monitoramento da Guarda Municipal e ao sistema Detecta. Nesse caso, ele deve procurar uma empresa de segurança de sua preferência e ver se ela é integradora da plataforma Security Center – GENETEC de videomonitoramento.
Mais informações podem ser conferidas no site www.araraquara.sp.gov.br/cameracidada. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.