Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

0
441
Vias do Centro recebem serviços de recapeamento

Vias do Centro recebem serviços de recapeamento

Após receber denúncias de condutores de veículos que passam rotineiramente pelo centro, o vereador Hugo Adorno (Republicanos) solicitou o “conserto do desnível” no asfalto de diversas vias da região central. O Executivo já realizou os serviços. As obras foram executadas na Rua Nove de Julho com a Avenida José Bonifácio e nos cruzamentos da Rua São Bento com as avenidas José Bonifácio, Barroso e Prudente de Morais.

Brigada de incêndio pode estar apta a trabalhar antes do período de seca

Ao final de março, o presidente da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB), o primeiro secretário, vereador Rafael de Angeli (PSDB), e o segundo secretário, vereador Lucas Grecco (União Brasil) pediram informações aos setores competentes da prefeitura sobre a criação de uma brigada de incêndio em Araraquara. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil atendeu às dúvidas dos parlamentares.

Na resposta, o setor informou que a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública está preparando treinamentos e capacitações de agentes. Além disso, estão sendo adquiridos equipamentos necessários, para que seja possível disponibilizar uma equipe diária para o apoio no combate de pequenos incêndios.

Acúmulo de lixo na Praça Santa Cruz incomoda população

Recentemente, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apontou a falta de zeladoria e limpeza da Praça Santa Cruz, localizada no Centro, e pediu melhorias no local. Segundo a parlamentar, há na praça muito acúmulo de lixos e recicláveis, o que aumenta o risco de proliferação de animais peçonhentos e mosquitos transmissores de doenças.

Campanha Educacional tem como objetivo garantir a segurança de ciclistas

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) denunciou a falta de segurança no trânsito para a população que faz uso de bicicletas, sugerindo a promoção da Campanha Educacional sobre a Condução Defensiva e Segurança do Ciclista no Trânsito – Araraquara Bike Segura. O parlamentar usou como base o Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe, em seu artigo 24: “Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição […] promover o desenvolvimento, temporário ou definitivo, da circulação, da segurança e das áreas de proteção de ciclistas”.

Atendimento no CRM é detalhado em resposta enviada à Câmara

A Prefeitura do Município de Araraquara encaminhou à Câmara Municipal resposta ao requerimento de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota), que pede informações sobre o Centro de Referência da Mulher (CRM) – Professora Doutora Heleieth Iara Bongiovani Saffioti. De acordo com o documento, no primeiro trimestre de 2022 foram realizados 504 atendimentos psicológicos.

As três psicólogas do CRM atendem às mulheres que demandam ou aceitam a orientação sobre a necessidade de acompanhamento psicológico. A duração do trabalho terapêutico depende de cada caso e também da disponibilidade e interesse das atendidas. De janeiro a março deste ano, foram realizados 133 atendimentos às mulheres em situação de violência através do acolhimento, encaminhamentos para a Rede de Atendimento e/ou apoio psicológico, seguindo o protocolo do CRM. No mesmo período, cinco mulheres foram encaminhadas para a Casa Abrigo, acompanhadas dos filhos menores de idade.

Segundo informações prestadas pelo Executivo ao Parlamentar, as mulheres em situação de violência que se dirigem ao CRM são imediatamente acolhidas, orientadas e encaminhadas para outros serviços da Rede de Atendimento, de acordo com a especialidade de cada caso. Quando existe a indicação de acompanhamento psicológico, a espera pelo primeiro atendimento leva em média três semanas, a não ser nos casos considerados mais urgentes onde o atendimento é realizado na mesma semana

No plantão de 24 horas, diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, a mulher é atendida e orientada imediatamente pela plantonista através do telefone (16) 99762-0697.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.