Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

0
173
Assentamento Bela Vista

Assentamento Bela Vista poderá ganhar praça, padaria e academia ao ar livre

Vereadores Gerson da Farmácia (MDB) e João Clemente (PSDB) se mobilizam para assegurar uso do terreno em frente à escola do campo

O uso de um terreno em frente à Escola do Campo “Professor Hermínio Pagotto”, localizada no Assentamento Bela Vista, na zona rural de Araraquara, é requisitado pela comunidade local para a implantação de uma padaria comunitária (vencedora do Orçamento Participativo de 2022), de uma praça com aparelhos de academia ao ar livre e de um sistema de coleta seletiva de resíduos. As três últimas iniciativas são frutos de indicações dos vereadores Gerson da Farmácia (MDB) e João Clemente (PSDB).

Reforma e ampliação

Com cerca de 154 de alunos – 34 no Ensino Infantil e 120 no Fundamental – e com equipe completa de funcionários, totalizando 44 colaboradores, a principal demanda da escola do campo é quanto à infraestrutura, principalmente após a aplicação da Educação Integral em 2014.

Problema que deve ser sanado até dezembro deste ano, quando está previsto o fim das obras de reforma e ampliação da Emef “Professor Hermínio Pagotto” e do Centro de Educação e Recreação (CER) “Waldyr Alceu Trigo”, eleitas pela população no Orçamento Participativo de 2018.

Documento cobra aplicação de novo piso salarial para professores em Araraquara

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicita explicações à Prefeitura sobre a situação do aumento da educação básica, anunciado há seis meses pelo Governo Federal

No início do ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), anunciou um aumento de 33% para o piso do magistério da educação básica. Com o intuito de requerer informações a respeito deste novo piso salarial nacional para os professores da educação básica de Araraquara, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) questionou a Prefeitura sobre quais classes de professores da educação básica do município terão direito ao reajuste, quais foram os critérios para a promoção dos professores, se houve estudo jurídico prévio para evitar condenações judiciais, o valor do piso de cada classe, a diferença salarial entre as classes de progressão e o consequente aumento da dívida da Prefeitura

Pavimentação desgastada compromete tráfego no Parque das Laranjeiras

Vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita reparos na via

Com pedras soltas e pavimentação desgastada, uma via do Parque das Laranjeiras precisa de recapeamento asfáltico. Para a vereadora Fabi Virgílio (PT), o serviço deve ser feito com urgência.

Espaço maker proporciona conteúdos de programação a estudantes da Secretaria de Educação

Em maio, o vereador João Clemente (PSDB) indicou à Prefeitura a realização de estudos e análises acerca da criação, implementação, sistematização e anamnese de resultados do Programa Tecnológico Municipal para Pesquisas, Protótipos e Robótica em Arduino, a fim de preparar os profissionais da Educação e alunos para as novas ondas mundiais de tecnologia.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que a Pasta “vem, já há algum tempo, implementando ações voltadas à tecnologia na educação, inserindo ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, de modo que seja parte integrante do currículo escolar”.

Entre as medidas adotadas, a gestora destacou a implantação de espaço maker nas unidades escolares, a parceria com instituição de ensino superior e a formação de professores para o uso das tecnologias no ensino

Clélia afirmou ainda que a Secretaria firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Campus Araraquara, visando à implantação de projetos de apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação, sendo o projeto desenvolvido nas unidades de educação integral com oficinas práticas de ensino-aprendizagem de lógica de programação para professores e alunos de oitavos e nonos anos.

Quanto à indicação proposta pelo vereador, a gestora avalia que não deva ser uma atribuição da referida Pasta.

Academias ao ar livre são reivindicadas para diversos bairros

Vereador Paulo Landim (PT) solicitou instalações com recursos de emendas parlamentares

Promoção de saúde e qualidade de vida. Esses são os objetivos do vereador Paulo Landim (PT), o qual solicitou ao Executivo a instalação de academias ao ar livre em espaços públicos no Jardim Paulistano, Jardim Imperador, Vila Xavier, Victório de Santi I e Assentamento Bela Vista.

O parlamentar destacou que os recursos para a implantação dos aparelhos são provenientes de emenda parlamentar articulada junto ao deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP) e ao deputado federal Arlindo Chignalia Junior (PT-SP).

Em resposta, a Prefeitura informou que, assim que o recurso for depositado, será dada sequência à fase de orçamento para a realização do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.