Câmara Municipal participa de renovação do projeto Escolinhas de Esportes no município

0
398

Assinatura do convênio aconteceu em evento realizado na Prefeitura, com participação do vereador Aluisio Boi (MDB); ao todo, 20 modalidades de esporte serão ofertadas a crianças e adolescentes

Em solenidade realizada na Prefeitura, na quinta-feira (7), aconteceu a assinatura da renovação por mais 12 meses do convênio do Executivo com a Unimed para as Escolinhas de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No convênio, a Unimed contribui com o projeto disponibilizando materiais esportivos, além de garantir o pronto-atendimento no caso de acidentes ocorridos durante as atividades.

Também é disponibilizado pela entidade o vale-transporte para os jovens participantes do programa. Na oportunidade, o presidente da Unimed Araraquara, José Paulo Luz Lima, falou da importância do trabalho na formação das crianças. “O fato de contribuirmos com a formação moral dessas crianças é extremamente gratificante, pois elas contribuirão com a construção de uma sociedade melhor.”

A presidenta da Fundesport, Roseli Gustavo, também esteve presente e agradeceu aos professores e técnicos envolvidos no projeto, que atualmente conta com 70 monitores. “Nesses 30 anos de existência, as escolinhas têm crescido cada dia mais graças a um grupo de pessoas comprometidas, especialmente os professores, que têm feito um importante trabalho. Sou muito grata a cada um deles, pois nossas crianças estão sedentas de esporte, queremos atender a todas.”

Representando a Câmara Municipal de Araraquara, o presidente da Casa de Leis, vereador Aluísio Boi (MDB), agradeceu os envolvidos no projeto e falou da importância do programa para as crianças. “Os professores das escolinhas têm um importante papel na formação das crianças atendidas, eles são como um pai, como irmãos, são como uma família na qual as crianças se espelham, aprendem e se sentem seguras. Vocês fazem campeões, formam cidadãos para a vida.”

O prefeito Edinho Silva (PT) também agradeceu o empenho dos colaboradores e participantes do projeto, e descreveu o programa como o maior projeto de inclusão social do interior paulista, que tem contribuído para o desenvolvimento da cidadania. “Acompanhei o nascimento do projeto, ele se tornou uma política pública. Para se ter uma ideia, saímos de 400 participantes e chegamos a mais de 6 mil crianças e adolescentes fazendo parte desse programa. Além disso, a Unimed tem sido nossa parceira desde 2001 e tem nos dado suporte e segurança no projeto, pois sabemos que se uma criança sofrer algum acidente durante as aulas ela terá todo atendimento e suporte de imediato, além de nos dar apoio financeiro”, destacou.

O projeto Escolinhas de Esportes é desenvolvido desde 1993, atendendo meninos e meninas de 6 a 17 anos. Antes da pandemia, chegou a atender mais de 6 mil crianças e adolescentes. No segundo semestre de 2021, com a retomada das atividades, o projeto beneficiou mais de 3 mil alunos. As aulas são presenciais e acontecem no contra turno escolar, sendo atualmente ensinadas 21 modalidades esportivas, com 140 pontos de Escolinhas de Esportes espalhadas em 40 bairros da cidade.

As inscrições ocorrem nos diversos pontos de aulas, diretamente com o professor, e devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis. Entre as modalidades à disposição dos jovens estão: atletismo, badminton, basquetebol, capoeira, damas, futebol de campo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rúgbi, skate, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Também estiveram presentes no evento a secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, o atleta de Taekwondo, Thiago Rafael Gimenez, o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes, os gestores das Escolinhas de Esportes, João Mantovani, José dos Anjos e Fábio Leite, o gerente das Escolinhas de Esportes, Julio Invenzioni, além da atleta da base da Natação, Marcela Martinez.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.