Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito a Marcelo Barbieri

0
374

Ex-prefeito e ex-deputado federal recebeu diversas homenagens 

Durante sessão solene, na noite de sexta-feira (29), o ex-prefeito e ex-deputado federal Marcelo Fortes Barbieri, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, conforme Decreto Legislativo nº 1093/2020. A solenidade, transmitida ao vivo, pela TV Câmara (Canal 17 da NET) e pelos canais da Casa de Leis no Facebook e no YouTube, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de representantes do Executivo, como o ex-presidente da República Michel Temer (MDB); o prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB); o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), além de figuras políticas, como o presidente nacional do partido MDB e deputado federal, Baleia Rossi, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o conselheiro Dimas Ramalho, além do ex-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Massafera. 

A honraria, indicada pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Aluisio Boi (MDB), é de autoria do vereador da 17ª Legislatura Jéferson Yashuda, que afirmou que teve a honra de atuar como líder durante o mandato de prefeito de Barbieri. “Como vereador, pude acompanhar de perto a atuação do seu secretariado, a dedicação e determinação de Barbieri à frente da Prefeitura para superar as dificuldades em prol de nossa população. Essa é a maior honraria que se pode conceder aos nascidos na cidade e foi aprovada por unanimidade”, enfatizou. 

“Uma homenagem muito merecida. Gostaria de dirigir o mérito dessa homenagem para a esposa de Barbieri, Maria Helena Rolfsen Moda Francisco. Estamos vivendo um caos na mídia social e na comunicação, mas a verdade é uma só: temos de nos espelhar nos políticos que lutam pelo nosso país. A essência da política, como já dizia Aristóteles, é a busca pelo bem comum, e o trabalho realizado por Marcelo Barbieri é assim “, afirmou Massafera. 

Para o prefeito Gustavo Reis, “é uma justa homenagem que Marcelo Barbieri recebe pela vida longa no exercício da política. O senhor teve a coragem de enfrentar muita coisa pela tão sonhada liberdade de expressão no nosso país. É um líder nato como deputado federal e como prefeito. Só tenho a desejar a você sucesso nas próximas empreitadas”. 

Já o prefeito Ricardo Nunes afirmou que não poderia deixar de percorrer os 540 quilômetros entre a capital e Araraquara para homenagear Marcelo Barbieri.”Acho muito justa essa homenagem, não só pelo que Marcelo fez pela cidade, mas também como deputado e pela luta pela democracia, que é fundamental, além do trabalho que desenvolvemos juntos na Prefeitura de São Paulo. Conseguimos ter grandes avanços, mesmo nesses momentos difíceis, e Marcelo me ajudou em conquistas importantes”, declarou. 

Baleia Rossi também expressou sua homenagem a Marcelo Barbieri. “Hoje estou aqui para homenagear um grande amigo e um emedebista raiz. Em todos os momentos de luta, Marcelo vai continuar sua vida pública para honrar Araraquara e o povo paulista. Parabéns e boa sorte. Só pela presença de quem está aqui hoje, como o ex-presidente da República Michel Temer, e o prefeito da maior cidade da América Latina, que é o Ricardo Nunes, já mostra a importância dessa homenagem. Não nasci aqui, mas fui adotado por Araraquara”, disse, em referência ao Título de Cidadão Araraquarense que recebeu em março deste ano.  

“Acho que eu fui quem mais conviveu com Marcelo, mesmo com todas as dificuldades pelas quais nós passamos. Estamos sempre do lado da democracia, do respeito às leis, à Constituição Federal, construindo e somando. Mesmo estando em lados diferentes, fundamos a UNE e o DCE, lutamos pela anistia, pelas eleições diretas. É importante que o Brasil tenha bons políticos como ele, por isso, essa noite é especial, quando o Brasil e São Paulo nos chamam, precisamos fazer justiça a esse chamado”, afirmou Ramalho. 

Para o prefeito Edinho Silva, ele jamais deixaria de estar presente à solenidade. “Quero falar em público sobre a importância política do Marcelo Barbieri em nossa cidade, pela sua trajetória no processo de construção da democracia brasileira, por tirar Araraquara do jejum no Legislativo estadual e por sua história recente em ajudar o prefeito de São Paulo com seu perfil aguerrido. Poderia ficar enfatizando tudo o que você construiu em décadas de política. Quero fazer um recorte: no momento atual, mais do que nunca precisamos de políticos como você, o seu Diploma de Honra ao Mérito faz parte da construção da democracia da qual estamos precisando.” 

De Temer, Marcelo Barbieri também recebeu reconhecimento público: “Quero elucidar os elogios de reconhecimento que hoje ouvi aqui. A sua homenagem, Marcelo, é fruto de sua história. Você que já é de Araraquara por nascimento, mas hoje é cidadão por reconhecimento, conquistou a cidadania emérita. Marcelo tem muitas qualidades aqui elencadas. Aqui hoje temos pessoas que construíram trajetórias políticas, respeitando-se pacificamente. Essa harmonia é extremamente importante. Saio com a noite ganha por ter ouvido as palavras dos oradores que aqui se manifestaram. É possível viver em harmonia, portanto precisamos ter uma convivência democrática”. 

“Quero iniciar minha fala, prestando homenagem a Dona Zi Barbieri. Ela teve que atuar, gerindo o Fundo Social e resolvendo todos os problemas: fazia o alimento chegar à casa de quem tinha que chegar, esteve presente o tempo todo e sua atuação nos honra muito. Falar do Marcelo é difícil. Defendo tanto o Marcelo que as pessoas acham que eu me pareço com ele. O carinho que ele demonstra com o povo de Araraquara e de São Paulo é surpreendente. O seu maior legado, Marcelo, é respeitar a todos, com coragem, honestidade e compromisso, porque a política é grande, cada um tem um pensamento, não podemos ficar em uma bolha”, declarou Boi. 

Para Barbieri, os 44 de militância política foram revistos com muito orgulho durante as homenagens as quais recebeu. “Esta Casa cheia é hoje sinônimo de democracia, quando se une personalidades que vão além das disputas eleitorais. Fico muito honrado e grato pelas pessoas aqui presentes. É muita alegria ter um título igual ao que meu pai recebeu há muitos anos, por isso faço questão de contar isso para meus filhos. Minha razão de existir é minha cidade. Quero também manifestar a minha gratidão a minha esposa. Zi, quero dedicar hoje a você meu amor meu e afeto. O parlamento me deu essa honra e me sinto honrado por cada um de vocês que vieram aqui me prestigiar. Noite de gratidão”, finalizou Barbieri. 

Sobre o homenageado 

Araraquarense, Marcelo Fortes Barbieri se envolveu na política por meio do movimento estudantil e sua militância se iniciou com filiação ao então Movimento Democrático Brasileiro (MDB).  

Elegeu-se deputado federal, pela primeira vez, para o mandato de 1991 a 1995. Foi reeleito para os mandatos de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003, sendo o primeiro deputado federal de Araraquara eleito três vezes para o cargo.  

Em Araraquara, seu primeiro mandato como prefeito aconteceu na 15ª Legislatura, período de 2009 a 2012. Foi reeleito, em 2012, na 16ª Legislatura, período de 2013 a 2016.  

Durante seus dois mandatos, Barbieri realizou várias ações, como a reabertura da maternidade Gota de Leite, a entrega de casas populares a famílias de baixa renda, a implantação do Programa de Educação Integral e do convênio com o método Sesi de ensino nas escolas municipais e a vinda da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para Araraquara.  

Ele também implantou o programa Internet para Todos e construiu o Centro Internacional de Convenção, além de inaugurar a unidade do Poupatempo e instalar as empresas Randon e Hyundai Rotem, entre outras. Conheça mais do homenageado clicando aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.